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Rodrigues Mendes, Guida Reis

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  • A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitário
    Publication . Bento, António V.; Mendes, Guida Reis Rodrigues
    O elevado crescimento da frequência do Ensino Superior, cerca de 30% nos últimos 30 anos, (Lencastre, L. et al., 2000) e as altas taxas de insucesso a nível universitário(40.6%) têm despertado a atenção quer de investigadores sociais quer da sociedade em geral. No nosso entender, é fundamental tentar perceber se esse insucesso se situa logo no primeiro ano e se está relacionado com a adaptação ao mais alto nível de ensino, no sentido de se desenvolverem estratégias de promoção duma boa adaptação e, consequentemente, do sucesso académico. É neste sentido, que nos propomos, neste estudo, tentar analisar os possíveis factores que contribuem para uma adaptação bem sucedida à Universidade, bem como os possíveis factores de risco. Esta análise centra-se necessariamente no conhecimento e caracterização da população alvo (alunos do 1º ano da Universidade da Madeira no presente ano lectivo) assim como das implicações da transição entre níveis de ensino e da consequente adaptação ao ambiente Universitário.
  • Linhas curriculares e práticas de educação de infância: um estudo pelas vozes das crianças
    Publication . Mendes, Guida Reis Rodrigues; Sousa, Jesus Maria Angélica Fernandes
    A Educação de Infância tem vindo a granjear progressiva importância na sociedade e na vida das crianças, preconizando orientações curriculares que estabelecem o brincar e a participação mediante a escuta das crianças sobre os assuntos que lhes dizem respeito, como pilares fundamentais deste nível de educação. Com o objetivo de compreender o quotidiano das crianças em contexto de Educação de Infância, procura-se escutar as suas vozes, dandolhes protagonismo, enquanto atores sociais e sujeitos competentes e de direito. Como quadro teórico, assume-se que este estudo se situa no campo das Ciências da Educação, na área do Currículo e no domínio da Educação de Infância, no que concerne às linhas curriculares que orientam as práticas de Educação de Infância. A investigação qualitativa, com recurso ao método de estudo de caso de cariz etnográfico com crianças, foi a opção metodológica escolhida. O trabalho de campo decorreu ao longo de um ano letivo com a participação de um grupo de vinte e seis crianças de um estabelecimento de educação e ensino público da Região Autónoma da Madeira. Como estratégia para aceder às vozes destas crianças, recorri a técnicas diversificadas de recolha de informação como observação participante e entrevistas etnográficas, complementadas com registos de imagens e algumas produções da autoria das crianças. A análise das informações recolhidas, numa interpretação necessariamente subjetiva, permitiu concluir que as crianças representam o seu quotidiano em torno das atividades lúdicas e de aprendizagens estruturadas nas linhas curriculares que orientam as práticas pedagógicas dos adultos, consubstanciadas em conceções de criança e no que deve ser a sua educação naquele contexto. Mas, também, num mundo à parte, de significação cultural e identitária da infância, mediante a cultura lúdica e simbólica que é permitida às crianças, estas constroem com os seus pares o seu próprio mundo, brincando. Destarte, recomenda-se a valorização da escuta atenta das vozes das crianças e do potencial lúdico e de aprendizagem que elas contêm, nas práticas de Educação de Infância.