Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitário

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
BentoAdaptação dos alunos à Universidade.pdf33.75 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O elevado crescimento da frequência do Ensino Superior, cerca de 30% nos últimos 30 anos, (Lencastre, L. et al., 2000) e as altas taxas de insucesso a nível universitário(40.6%) têm despertado a atenção quer de investigadores sociais quer da sociedade em geral. No nosso entender, é fundamental tentar perceber se esse insucesso se situa logo no primeiro ano e se está relacionado com a adaptação ao mais alto nível de ensino, no sentido de se desenvolverem estratégias de promoção duma boa adaptação e, consequentemente, do sucesso académico. É neste sentido, que nos propomos, neste estudo, tentar analisar os possíveis factores que contribuem para uma adaptação bem sucedida à Universidade, bem como os possíveis factores de risco. Esta análise centra-se necessariamente no conhecimento e caracterização da população alvo (alunos do 1º ano da Universidade da Madeira no presente ano lectivo) assim como das implicações da transição entre níveis de ensino e da consequente adaptação ao ambiente Universitário.

Description

Keywords

Ensino Secundário Ensino Superior Adaptação Sucesso escolar . Centro de Ciências Sociais

Citation

Bento, A., e Mendes, G. (2007). A transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior: factores contributivos para uma boa adaptação e relação com o sucesso académico universitário [CD-ROM]. In Educação para o sucesso: políticas e actores: actas do IX Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação,Porto, (245-251)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Legis Editora

CC License