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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Recent surveys indicate that there is a greater emotional disconnect between the
European population and Europe’s aquatic environments [1]. Although a wider
audience recognizes anthropogenic issues (i.e. litter pollution, overfishing, noise
pollution, etc) where most people can feel connected to nature, however, they
do not exhibit pro-environmental behaviors towards them. Interactive environ ments, which depict marine concerns, remain passive and informative, i.e. not
being able to engage with the audience, failing to provide a long-term positive
effect. This thesis explores the usage of geodesic structures in depicting marine
concerns, exploring possible interactive environments among them in effort to
increase the awareness of marine concerns. Dissertation performs five geodesic
dome iterations and validations. In first, it studies the role of the open and
porous geodesic structure, resembled as four marine species (seabird, sea turtle,
dolphin and whale). In second, it enhances the first with the covers, studying
more immersive experiences. Third setup contributed to the scaling-down of the
geodesic dome marine species. Fourth setup showcased its deployment in wider
public spaces. Fifth setup streamlined further the structures, so they can be used
at diverse public spots. Two additional Augmented Reality modalites were used,
with the former with interaction with the sea turtle and the latter, interacting
with the whale.
Pesquisas recentes indicam que há uma maior desconexão emocional entre a pop ulação europeia e os ambientes aquáticos da Europa. Embora um público mais amplo reconheça questões antropogênicas (ou seja, poluição maritima, pesca pre datória, poluição sonora, etc.), onde a maioria das pessoas pode se sentir conec tada à natureza, no entanto, eles não exibem comportamentos pró-ambientais em relação a eles. Os ambientes interativos, que retratam preocupações mar inhas, permanecem passivos e informativos, ou seja, não conseguem envolver o público, deixando de proporcionar um efeito positivo a longo prazo. Esta tese explora o uso de estruturas geodésicas na representação de preocupações mar inhas, explorando possíveis ambientes interativos entre elas em um esforço para aumentar a conscientização sobre preocupações marinhas. A dissertação real iza cinco iterações e validações de Domes geodésicas. Na primeira, é estudado o papel da estrutura geodésica aberta e porosa, semelhante às quatro espécies marinhas (ave marinha, tartaruga marinha, golfinho e baleia). Na segunda, po tencializa a primeira com as coberturas, estudando experiências mais imersivas. A terceira configuração contribuiu para a redução de espécies marinhas na cúpula geodésica. Na quarta configuração foi implantada em espaços públicos mais amp los. A quinta configuração simplificou ainda mais as estruturas para que possam ser usadas em vários locais públicos. Foram utilizadas duas modalidades adi cionais de Realidade Aumentada, a primeira com interação com a tartaruga marinha e a segunda com interação com a baleia.
Pesquisas recentes indicam que há uma maior desconexão emocional entre a pop ulação europeia e os ambientes aquáticos da Europa. Embora um público mais amplo reconheça questões antropogênicas (ou seja, poluição maritima, pesca pre datória, poluição sonora, etc.), onde a maioria das pessoas pode se sentir conec tada à natureza, no entanto, eles não exibem comportamentos pró-ambientais em relação a eles. Os ambientes interativos, que retratam preocupações mar inhas, permanecem passivos e informativos, ou seja, não conseguem envolver o público, deixando de proporcionar um efeito positivo a longo prazo. Esta tese explora o uso de estruturas geodésicas na representação de preocupações mar inhas, explorando possíveis ambientes interativos entre elas em um esforço para aumentar a conscientização sobre preocupações marinhas. A dissertação real iza cinco iterações e validações de Domes geodésicas. Na primeira, é estudado o papel da estrutura geodésica aberta e porosa, semelhante às quatro espécies marinhas (ave marinha, tartaruga marinha, golfinho e baleia). Na segunda, po tencializa a primeira com as coberturas, estudando experiências mais imersivas. A terceira configuração contribuiu para a redução de espécies marinhas na cúpula geodésica. Na quarta configuração foi implantada em espaços públicos mais amp los. A quinta configuração simplificou ainda mais as estruturas para que possam ser usadas em vários locais públicos. Foram utilizadas duas modalidades adi cionais de Realidade Aumentada, a primeira com interação com a tartaruga marinha e a segunda com interação com a baleia.
Description
Keywords
Estruturas geodesicas Design de interação Prototipagem rápida Preocupações marinhas Geodesic structures Interaction design Rapid prototyping Marine Issues Interactive Media Design . Faculdade de Ciências Exatas e da Engenharia