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Abstract(s)
A Educação Ambiental já apresenta uma “exigência” da sociedade e tende a se tornar uma
realidade institucional. Tal realidade se mostra na rotina de determinadas escolas que estão
instaurando e instalando uma prática pedagógica inovadora. A Educação Ambiental no
contexto escolar ainda precisa ser pensada e organizada de forma coletiva, entre todos os
atores que formam o corpo escolar. A sustentabilidade do planeta e a relação
homem/natureza são discussões relevantes no atual contexto da ordem mundial que está
inserida numa crise universal de paradigmas. A escola aparece, nesse contexto, como
elemento imprescindível e capaz de efetivar a Educação Ambiental. Porém, é sabido que a
escola passa por uma crise de paradigmas em todas as suas esferas e que não tem conseguido
alicerçar uma nova proposta de educação que a insera no mundo pós-moderno - já que a
escola continua ancorada no longíquo e defasado modelo fabril de educação - ou seja, a escola
sofre de referências em sua práxis pedagógica e dessa forma se faz urgente e necessário que
uma nova pedagogia seja inserida nesse momento em que a escola sofre de uma crise que vai
além de uma crise de valoresm mas também passa por um momento de estresse em sua
pedagogia. E nesse contexto que surge a necessidade de uma Inovação Pedagógica com a
proposta de romper com as práticas em educação que já não são requeridas na atualidade; as
práticas tradicionais já não atendem ao atual contexto do mundo o qual encontra-se inserido
na ótica do paradigma da complexidade, e esta Inovação deve criar situações novas capazes de
criar aprendizagens significativas em um arranjo combinado na relação ensino-aprendizagem
capaz de atender às novas demandas desse novo paradigma que se delineia. Neste novo
mundo o professor não é mais um mero transmissor de saberes e o aluno deixa de ser um
mero ouvinte: o foco deve ser a construção autônoma e significativa do conhecimento pelo
estudante. Este trabalho aqui apresentado tem como propósito fazer uma análise das práticas
que foram observadas na turma do Segundo Ano do Ensino Fundamental I, onde a da
Educação Ambiental é trabalhada durante todo o ano letivo e a partir das diversas
observações, entrevistas com alunos, professores, coordenadors e leituras acerca do tema,
chegar à conclusão se de fato as práticas ali inseridas remetem a uma Inovação Pedagógica.
Description
Keywords
Inovação pedagógica Educação ambiental Novo paradigma Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Centro de Ciências Sociais