Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
206.16 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Não é novidade que o Diário Gráfico está conotado, desde sempre, com as artes e com
as atividades criativas. Foi, e continua a ser, usado por artistas, como espaço pessoal de ensaio, experimentação e liberdade.
Recentemente, foi-lhe atribuída cada vez mais importância como ferramenta pedagógica,
essencial no ensino das artes plásticas. Este trabalho reflete o resultado de uma
experiência de aplicação do Diário Gráfico no ensino.
A partir da análise, reflexão e debate das práticas pedagógicas implementadas na
disciplina de Oficina de Artes com a turma 13 do 12º ano da escola secundária Francisco
Franco, foi possível criar uma reflexão, onde se procura estimular a utilização do Diário Gráfico e demonstrar o seu potencial criativo, no papel de ferramenta didática.
Abordar o Diário Gráfico de um ponto de vista pedagógico-didático, obriga a alguma
particularização dos métodos e estratégias, este trabalho reflete esse processo, e
apresenta de forma detalhada, um relato que poderá de futuro servir de guia a propostas
de trabalho semelhantes.
Description
Keywords
Ensino Artes visuais Diário gráfico Ensino de Artes Visuais no 3.º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário . Centro de Artes e Humanidades