Repository logo
 
Publication

O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania

dc.contributor.authorFraga, Nuno Silva
dc.contributor.authorCorreia, Cristina
dc.date.accessioned2021-06-22T13:13:34Z
dc.date.available2021-06-22T13:13:34Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractO artigo visa descrever os principais pressupostos pedagógicos subjacentes à realização de um projecto piloto sobre a temática da participação e as suas consequências na formação de crianças socialmente mais responsáveis. Enquadrando este projecto no espírito de dois movimentos inspiradores deste tipo de processos de promoção e articulação de processos de participação dos cidadãos - “Cidades Educadoras” e “Cidades Amigas das Crianças” -, a equipa definiu como ponto de partida a exploração e a reflexão com as crianças do documento “Convenção dos Direitos da Criança”, apostando posteriormente nos direitos referentes à sua participação. O projecto, realizou-se na Escola de 1º Ciclo do Ensino Básico de Batudes, freguesia de Palmela (2011/2012), tendo como principais objectivos os seguintes: promover espaços onde as crianças pudessem vivenciar valores intrínsecos à democracia participativa e, com a sua criatividade, (des)construir as relações sociais e de intervenção na comunidade; aproximar as crianças aos mecanismos de participação existentes e ao poder local. Concluiu-se, em termos gerais, que os objectivos pretendidos foram alcançados. Todavia, importa realçar o facto de o projecto piloto ter permitido a reflexão crítica dos professores em torno da sua prática educativa e com ela a potencialidade do envolvimento e da implicação das crianças nos processos de gestão escolar. Ficou visível que a possibilidade de trabalhar o currículo do ponto de vista da implicação dos alunos, num processo de ensino-aprendizagem, dialogicamente (des)construído, é uma realidade necessária à motivação das crianças para o universo da escola.pt_PT
dc.description.abstractOur paper intends to describe the main pedagogical assumptions underlying the attainment of a pilot project on the theme of participation and its consequences in the education of children more socially responsible. This project is framed by two movements that inspired these kind of processes which promote and articulate citizenship participation: “Educating Cities” and “Child Friendly Cities”. The team set as starting point the exploration and reflection of the document “Convention of the Children’s Rights” betting further on the rights regarding their participation. The project was held at the Primary School of Batudes (Palmela, 2011/2012) having as main objectives the following: to promote spaces where children could experience the intrinsic values of participatory democracy and, with their creativity (de)construct social relationships and community intervention; bring children closer to existing participation mechanisms and local authorities. In conclusion, the desired objectives have been achieved. However, the pilot project allowed teachers’ critical reflection about their educational practice and with it the potential involvement of children in school management processes. It became apparent that the ability to work the curriculum from the point of view of the involvement of students in enhancing the process of teaching and learning, dialogically (de)constructed, is a necessary reality for motivation and stimulation of children to the world of school.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFraga Silva, N., & Correia, C. (2013). O projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadania. Revista Internacional de Educación para la Justicia Social, 2(1), 93-118.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3486
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUAM Edicionespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação para a cidadaniapt_PT
dc.subjectCidades educadoraspt_PT
dc.subjectEscolas de cidadãospt_PT
dc.subjectCitizenship educationpt_PT
dc.subjectEducating citiespt_PT
dc.subjectSchools citizenspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleO projecto “Eu participo”. Uma estratégia da política local para a educação na cidadaniapt_PT
dc.title.alternativeEL PROYECTO “EU PARTICIPO”. UNA ESTRATEGIA LOCAL DE EDUCACIÓN PARA LA CIUDADANIApt_PT
dc.title.alternativeTHE PROJECT “EU PARTICIPO”. A STRATEGY OF LOCAL EDUCATIONAL POLICY FOR EDUCATION IN CITIZENSHIPpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage118pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage93pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional de Educación para la Justicia Socialpt_PT
oaire.citation.volume2pt_PT
person.familyNameFraga
person.givenNameNuno
person.identifier.ciencia-idB71C-B6FF-CB6B
person.identifier.orcid0000-0002-3382-6357
person.identifier.scopus-author-id57210292740
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery11c20261-0b25-4dc3-bf5b-0d267cfabd43

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
O Projecto “Eu Participo”. Uma Estratégia da Política Local para a Educação na Cidadania.pdf
Size:
689.64 KB
Format:
Adobe Portable Document Format