Repository logo
 
Publication

Relatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Louros

dc.contributor.advisorAlves, José Ricardo Velosa Barreto Ferreira
dc.contributor.authorSilva, Vanesa Lúcia
dc.date.accessioned2012-11-28T14:48:55Z
dc.date.available2012-11-28T14:48:55Z
dc.date.issued2012-11-28
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractEste relatório pretende dar a conhecer todas as vivências pedagógicas que constituíram o trabalho do estagiário, realizado ao longo do ano letivo 2011/2012 na Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos dos Louros. O Núcleo de estágio foi constituído por três professores estagiários, uma orientadora pedagógica e um orientador científico. No que toca ao desenvolvimento das atividades letivas, cada formando ficou responsável pelo processo de ensino/aprendizagem de uma turma. A intervenção do estagiário no contexto formativo aconteceu em diferentes níveis operacionais, tendo várias intencionalidades e solicitando diferentes competências. Contudo, de forma geral, por detrás de cada projeto, esteve envolvida a formação eclética do mestrando, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional dos estagiários. Para uma melhor sistematização, organizamos o relatório seguindo a lógica das `linhas programáticas das atividades do estágio´. Começamos com uma pequena introdução sobre a importância do estágio pedagógico, seguida de uma abordagem sobre as expetativas iniciais que tínhamos sobre este processo e, posteriormente, dividimos o relatório por capítulos. No Capítulo I descrevemos o enquadramento do professor estagiário na comunidade educativa, a relação com as colegas estagiárias e com os orientadores. Contudo, com o intuito de compreender o contexto onde a prática letiva foi lecionada optámos por descrever duas atividades inseridas no projeto de Integração no Meio, nomeadamente a Caraterização da Escola e da Turma. No Capítulo II debruçámo-nos sobre o processo de ensino aprendizagem que foi direcionado a uma turma do 7º ano assim como o projeto de assistências às aulas dos elementos do Núcleo. Avançando para o Capítulo III descrevemos o Estudo de Caso e a Atividade de Extensão Curricular, sendo que estes dois trabalhos estão inseridos nas atividades de Integração no Meio. No Capítulo IV descrevemos a Atividade de Intervenção na Comunidade Escolar e no Capítulo V fazemos uma abordagem às Ações Científico–Pedagógicas, nomeadamente a Individual e a Coletiva. Para finalizar apresentamos algumas reflexões finais e possíveis sugestões para o futuro, visto que a finalidade de cada experiência prática também deve ser a de nos tornarmos melhores profissionais através de um processo de formação contínua.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/298
dc.language.isoporpor
dc.subjectProcessopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectEstágiopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectFormação e reflexãopor
dc.subjectEnsino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociais
dc.titleRelatório do estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos dos Lourospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineCiências Sociaispor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoVanesaSilva.pdf
Size:
1.9 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: