Repository logo
 
Publication

Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares

dc.contributor.authorAntunes, Ana P.
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2020-11-10T16:09:17Z
dc.date.available2020-11-10T16:09:17Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractA escola inclusiva, atenta à diversidade e à igualdade de oportunidades, deverá contemplar explicitamente a educação dos alunos mais capazes, talentosos ou sobredotados. Neste trabalho, tomamos como ponto de partida da intervenção com os alunos sobredotados a necessidade de adaptação e de diferenciação curricular para responder às suas necessidades individuais. Nessa lógica, destacamos a importância da complementaridade e da articulação das diversas formas de intervenção (aceleração, agrupamento e enriquecimento), caracterizando cada uma delas e apresentando alguns estudos face à sua eficácia. Fazemos ainda uma breve referência à situação em Portugal, destacando que importa sensibilizar e formar os agentes educativos face à problemática da sobredotação.pt_PT
dc.description.abstractThe inclusive school responding to the students´differences and to the opportunities’ equality should consider the education of the gifted and talented students. In this work, we take curricular adaptation and curricular differentiation as the main intervention points centered on individual differences. We also defend the complementary use of the educational practices (acceleration, grouping and enrichment) explaining each one of them and presenting some studies about their efficacy. We briefly describe the practices for gifted studentes in Portugal and highlight the importance of the school staff sensitivity to understand giftedness.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationAntunes, A. P., & Almeida, L. S. (2009). Práticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementares. Revista de Psicologia Educação e Cultura, 13(1), 157-168.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2969
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherColégio Internato dos Carvalhospt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectPráticas educativaspt_PT
dc.subjectProgramas de atendimentopt_PT
dc.subjectDiferenciação curricularpt_PT
dc.subjectEscola inclusiva.pt_PT
dc.subjectGiftednesspt_PT
dc.subjectEducational practicespt_PT
dc.subjectEnrichmentpt_PT
dc.subjectCurricular differentiationpt_PT
dc.subjectInclusive schoolpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePráticas educativas na sobredotação: diferenciação curricular e estratégias complementarespt_PT
dc.title.alternativePractices in gifted education: differentiated curriculum and complementary strategiespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlacePedroso (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage168pt_PT
oaire.citation.startPage157pt_PT
oaire.citation.titleRevista de Psicologia Educação e Culturapt_PT
oaire.citation.volume13(1)pt_PT
person.familyNameAntunes
person.familyNameAlmeida
person.givenNameAna
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0002-3336-7867
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationcd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06
relation.isAuthorOfPublication99a55fcd-e3d9-4ae1-b194-3827555b9f0f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverycd1b52f4-d21d-4ed4-b73a-09e9de597a06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Práticas educativas na sobredotaçãoAnaAntunes.pdf
Size:
1.79 MB
Format:
Adobe Portable Document Format