Publication 
Construindo conhecimento: utilização de robots na aprendizagem de funções
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
| dc.contributor.author | Gomes, Florinda Isabel Moreira | |
| dc.date.accessioned | 2013-04-24T14:45:52Z | |
| dc.date.available | 2013-04-24T14:45:52Z | |
| dc.date.issued | 2013-04-24 | |
| dc.date.submitted | 2010 | |
| dc.description.abstract | A Escola e o Ensino, através da evolução dos diferentes sistemas que os caracterizaram ao longo dos tempos, tiveram e têm por objectivo não só a transmissão de conhecimentos mas também a preparação dos cidadãos mais jovens para a sua integração na vida social da sua comunidade. A escola atravessa momentos difíceis e os papéis dos intervenientes são questionados diariamente. Tal tem dado origem a alterações e a mudanças na concepção organizacional, de estratégia e de objectivos da escola e do próprio ensino. A profissão docente deixou de ser uma mera transmissão de saber, exigindo-se muito mais ao professor. O seu papel inclui já novas questões, tais como, como ensinar?, como fazer aprender? e como motivar os outros para que queiram aprender? A evolução tecnológica e a sua integração no ensino têm sido das principais fontes para a alteração operada sobre a escola e o seu objectivo. O desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação (TIC) têm vindo a proporcionar novas formas de comunicar e de transmitir informação. A habilitação profissional para a docência no ensino básico e secundário implica a Prática de Ensino Supervisionado. Para além das planificações e da implementação das metodologias adoptadas visando o processo de ensino-aprendizagem da Matemática ao nível do 10º ano de escolaridade, desenvolvemos um projecto de cariz qualitativo cujo objectivo seria a análise da aplicabilidade da robótica, na sala de aula, enquanto elemento mediador e potenciador do processo de aprendizagem no tema das funções. A revisão bibliográfica demonstra que a robótica tem merecido elogios enquanto factor motivador e elemento que faculta uma conexão entre diversas representações, nomeadamente, os conceitos teóricos e a praticabilidade. O desenvolvimento de diversas actividades com duas turmas do 10º ano de escolaridade, utilizando robots LEGO Minstorms, revelou que a robótica não só é um elemento mediador do processo ensino-aprendizagem mas também, e sobretudo, é um catalisador da motivação, cooperação e envolvência dos alunos, levando-os, numa perspectiva construcionista, a construir conhecimento e a concretizar o simbolismo abstracto presente na Matemática. | por | 
| dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por | 
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/380 | |
| dc.language.iso | por | por | 
| dc.subject | Matemática | por | 
| dc.subject | Robots na educação | por | 
| dc.subject | Robótica educacional | por | 
| dc.subject | Conceito de função | por | 
| dc.subject | Ensino-aprendizagem na matemática | por | 
| dc.subject | LEGO Mindstorms | por | 
| dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por | 
| dc.subject | . | por | 
| dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | |
| dc.title | Construindo conhecimento: utilização de robots na aprendizagem de funções | por | 
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por | 
| rcaap.type | masterThesis | por | 
| thesis.degree.discipline | Ciências Exatas e Engenharia | por | 
| thesis.degree.level | Mestre | por | 
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por | 
