Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
118.47 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O artigo começa por tentar esclarecer os conceitos de etnografia, por um lado, e de
observação participante, por outro, bem como as diferenças e semelhanças entre
observação participante e estudo de caso. A partir de um exemplo concreto – descrição
interpretativa de uma cultura emergente numa turma de uma escola do primeiro ciclo do
ensino básico – é abordada a problemática da recolha de dados, incluindo a questão
epistemologicamente crucial da definição de categorias de análise dos dados recolhidos.
Com base em literatura pertinente, o artigo avança uma hipótese de organizaçãodaquelas categorias numa estrutura semelhante à das FAQs (frequently asked questions).
Description
Keywords
Educação Etnografia Observação participante . Centro de Ciências Sociais
Citation
Fino, C. N. (2003). FAQs, etnografia e observação participante. In SEE – Revista Europeia de Etnografia da Educação, 3. pp 95-105.