Publication
Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz
dc.contributor.advisor | Lopes, Helder Manuel Arsénio | |
dc.contributor.advisor | Sousa, Ana Luísa Rodrigues Figueira de | |
dc.contributor.author | Abreu, Élvio António Teles de | |
dc.date.accessioned | 2015-04-15T13:18:15Z | |
dc.date.available | 2015-04-15T13:18:15Z | |
dc.date.issued | 2014-09 | |
dc.date.submitted | 2015-04-15 | |
dc.description.abstract | O estágio pedagógico apresenta-se como a etapa nuclear no processo de formação de docentes, sendo o momento em que se passa da teoria para a prática, ou seja, em que se passa do percurso académico para uma experiencia em contexto real com alunos e os demais problemas reais. Este estágio pedagógico decorreu na escola secundária Jaime Moniz, no ano letivo 2013/2014. O relatório de estágio visa expor toda a atividade letiva vivenciada durante o ano letivo, apresentando também reflexões e conclusões sobre a mesma. Assim, pretende-se dar a conhecer e analisar todo o trabalho realizado ao longo desta formação inicial, ao nível da prática letiva, das atividades de integração do meio, das atividades de intervenção da comunidade escolar e das atividades de natureza científico-pedagógica, mostrando ainda as competências adquiridas, as estratégias de planeamento e gestão adotadas no processo. De forma a melhor enquadrar este trabalho ao longo do ano letivo, realizamos uma caracterização da escola, seguidamente tendo em conta todas as linhas programáticas do estágio foram abordados o planeamento, a intervenção, o controlo e avaliação e ainda a assistência às aulas, isto tudo referente à prática letiva, a atividade de intervenção na comunidade escolar, as atividades de integração no meio, nomeadamente a direção de turma, a caraterização da turma, o estudo de caso e a ação de extensão curricular e finalmente as atividades de natureza científico-pedagógica individual e coletiva. Tendo em conta a riqueza de aprendizagens ocorridas em todas os parâmetros acima mencionados, pretende-se fazer uma reflexão geral do estágio pedagógico, de forma a apresentar os prós e contras ocorridos neste ano letivo. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/733 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Processo de formação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Secundária Jaime Moniz | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |