Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Literatura de cordel: uma estratégia para construção da prática pedagógica inovadora no 5º ano de uma escola municipal?

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoSheilaCarmo.pdf2.24 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo apresenta a trajetória vivenciada na intenção de investigar se a metodologia de ensino e aprendizagem adotada por uma professora do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede pública – Escola Municipal Antônio Artur, situada no Município de Pesqueira, Pernambuco - insere-se no contexto da Inovação Pedagógica a partir da utilização do cordel. Desenvolvemos a investigação por meio da etnografia, apoiando-a na observação participante, diários etnográficos, registros fotográficos, gravação de vídeos e entrevistas, analisando a metodologia aplicada na prática educativa e como esta oportunizava o desenvolvimento de uma aprendizagem significativa em relação aos educandos. Observamos a postura e atitudes da professora a partir dos trabalhos efetuados por esta em sala de aula utilizando o cordel e o reflexo deste na construção do caráter crítico dos aprendizes. Verificamos que as pretensões da docente ao assumir uma prática pedagógica capaz de romper paradigmas insere-se na perspectiva da Inovação.
This study presents the trajectory performed with the intention to investigate whether the teaching and learning methodology adopted by a teacher of the 5th year of elementary school in a public school - Municipal School Antônio Artur, located in the municipality of Pesqueira, Pernambuco - inserts If in the context of Educational Innovation from the use of the string. We develop research through ethnography, supporting it on participant observation, ethnographic journals, photographic records, video recording and interviews, analyzing the methodology applied in educational practice and how this oportunizava the development of a meaningful learning in relation to students. We observed the posture and attitude of the teacher from the work done by this in the classroom using the line and the reflection of these in building the critical character of the learners. We found that the claims of teaching to take a pedagogical practice able to break paradigms fits into the perspective of innovation.

Description

Keywords

Inovação pedagógica Aprendizagem significativa Literatura de cordel Prática pedagógica Educational innovation Significant learning Teaching practice Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License