Repository logo
 
Publication

Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses

dc.contributor.authorPocinho, Margarida
dc.contributor.authorCapelo, Maria Regina Teixeira Ferreira
dc.date.accessioned2017-01-19T11:12:29Z
dc.date.available2017-01-19T11:12:29Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractNeste trabalho, apresentamos uma investigação realizada com professores, no qual se procura determinar a vulnerabilidade ao stress ; identificar as principais fontes de stress ; estabelecer as principais estratégias de coping; analisar se as estratégias deste condicionam a presença de stress laboral; e reconhecer se a autoeficácia percebida é preditora desse tipo de stress . Trata-se duma investigação por questionário, do tipo correlacional, e a amostra é constituída por 54 professores do Ensino Básico público português. As respostas ao Questionário sociodemográfico e profissional; ao Questionário de Vulnerabilidade ao Stress — 23QVS (Serra, 2000); ao Questionário de Stress nos Professores — QSP (Gomes et al ., 2006; Gomes, 2007); ao Coping Job Scale — CJS de Latack (adaptação de Jesus & Pereira, 1994); e à Escala de Avaliação de Autoeficácia Geral (Ribeiro, 1995) revelam que 20,4% dos docentes são vulneráveis ao stress ; os comportamentos inadequados/indisciplina dos alunos são as principais fontes de stress ; as estratégias de controlo são as mais utilizadas pelos participantes para enfrentar o stress , seguidas das de escape e das de gestão de sintomas. Os professores não vulneráveis ao stress utilizam principalmente estratégias de controlo e apresentam níveis mais elevados de eficácia perante a adversidade, bem como de iniciativa e persistência em relação aos professores vulneráveis ao stresspt_PT
dc.description.abstractIn this work we present a research carried out on teachers to determine their vulnerability to stress, to identify the main sources of stress, to recognize teachers’ main coping strategies, to analyze whether such strategies condition the presence of stress at work, and to establish whether the self-efficiency perceived can be used to predict work stress. This is a correlational questionnaire-based research performed on a 54teacher sample from Portugal’s public basic education schools. The answers to the Social, Demographic and Professional Questionnaire, to the Stress Vulnerability Questionnaire — 23QVS (Serra, 2000), to the Teacher Stress Questionnaire — QSP (Gomes et al., 2006; Gomes, 2007), to the Coping Job Scale — CJS (Latack, adapted by Jesus and Pereira, 1994) and to the General Self-efficiency Assessment Scale (Ribeiro, 1995) reveal that 20.4% of teachers are vulnerable to stress. The study shows that the main stress sources are found in students’ lack of discipline or improper behaviour, and that control strategies are the most common to deal with stress, followed by escape strategies and symptom management. Teachers not vulnerable to stress use mainly control strategies and they display higher efficiency levels under adversity, as well as more initiative and perseverance than the teachers that are vulnerable to stress.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPocinho, Margarida, & Capelo, Maria Regina. (2009). Vulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portugueses. Educação e Pesquisa, 35(2), 351-367.pt_PT
dc.identifier.doidx.doi.org/10.1590/S1517-97022009000200009pt_PT
dc.identifier.issn1517-9702
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1343
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversidade de São Paulo, Faculdade de Educaçãopt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectStresspt_PT
dc.subjectCopingpt_PT
dc.subjectAutoeficáciapt_PT
dc.subjectProfessorespt_PT
dc.subjectSelf-efficiencpt_PT
dc.subjectTeacherspt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleVulnerabilidade ao stress, estratégias de coping e autoeficácia em professores portuguesespt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasil, São Paulopt_PT
oaire.citation.endPage367pt_PT
oaire.citation.startPage351pt_PT
oaire.citation.titleEducação e Pesquisapt_PT
oaire.citation.volume35 (2)pt_PT
person.familyNamePocinho
person.familyNameCapelo
person.givenNameMargarida
person.givenNameMaria Regina Teixeira Ferreira
person.identifier972371
person.identifier.ciencia-id8517-F21F-9761
person.identifier.ciencia-id6119-CFB5-AEF5
person.identifier.orcid0000-0002-9898-7143
person.identifier.orcid0000-0003-0423-8676
person.identifier.ridO-4997-2014
person.identifier.scopus-author-id27067906600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8
relation.isAuthorOfPublication80a82ebb-70d3-49ca-bd3d-57b6957e70a2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery80a82ebb-70d3-49ca-bd3d-57b6957e70a2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MargaridaPocinho2.pdf
Size:
3.17 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: