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Arch Art (Heart) – sítio artístico e cultural: construção de um protótipo

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A questão da Educação Artística na perspetiva da ciência cognitiva é premente para o desenvolvimento equilibrado da espécie humana. Assim sendo, como readequar a apresentação da arte, face às novas exigências tecnológicas e socio culturais? Este projeto edificar-se-á através do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Planearemos a criação dum protótipo de sítio a partir de dois pontos: recolha da opinião dos artistas locais, através de um inquérito avaliador das necessidades sentidas pela nossa sociedade relativamente à divulgação da cultura regional e análise de sítios online, com os mesmos objetivos do sítio protótipo, onde a comercialização e a divulgação artística existam. A questão é: como gerir eficazmente a cultura e a arte, divulgando esta última e promovendo-a através de um sítio acessível à distância de um clique, onde uma fruição e uma aprendizagem educacional estética se efetivem no mundo virtual? Abordaremos esta questão desde a especificidade da gestão cultural, às problemáticas da educação estética e de como a internet e a telepresença podem promover a divulgação e interatividade entre a arte e as pessoas. Acreditamos que a arte pode alavancar a economia regional se tiver uma divulgação adequada através da educação e do turismo. Analisaremos o “Fenómeno Cultural Islandês” e o “Efeito Bilbao”, extraindo desses exemplos aprendizagens que nos norteiem de futuro. Cremos que com estes objetivos gerais do projeto possamos divulgar a arte num repositório, num banco patrimonial e interativo. Mas que permita a um artista desenvolver-se, ser autossuficiente na divulgação do seu trabalho e granjear reconhecimento público.
The issue of Artistic Education, from the perspective of cognitive science, is pressing for the balanced development of the human species. If this is so, how do we readjust the presentation of art in the face of new technological and socio-cultural demands? This project will be construed through the use of Information and Communication Technologies. We will plan the creation of a site prototype from two points: the collection of the opinion of local artists, obtained through a survey which will seek to assess the needs felt in our society around the dissemination of regional culture and the analysis of existing online sites that meet the same objectives of the prototype site, where marketing and artistic dissemination are present. The question is: how does one effectively manage culture and art by disseminating it and promoting it through a one-click accessible site, where enjoyment and aesthetic educational learning takes place in the virtual world? We will address this issue from the specificity of cultural management, to the issues of aesthetic education and how the internet and telepresence can promote the dissemination and interactivity between art and people. We believe that art can leverage the regional economy if it is adequately disseminated through education and tourism. We will analyse the “Icelandic Cultural Phenomenon” and the “Bilbao Effect”, drawing on learnings from those examples to guide us in the future. We believe that with these general objectives of the project we can disseminate art in a repository, in a heritage and interactive bank. But that allows an artist to develop, to be self-reliant in publicizing his/her work and garnering public recognition.

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Arte Cultura Educação Estética Internet Redes sociais Art Culture Education Aesthetics Internet Social media Gestão Cultural . Faculdade de Artes e Humanidades

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