Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
785.58 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O quadro de honra afixado nas escolas tem como objetivo primordial, assinalar os
alunos que se destacam pelas atitudes e pelos resultados obtidos em diversas áreas da sua formação humana, académica e social. Nesse sentido, espera-se que a prestação destes alunos se paute por desempenhos elevados nessas áreas ao nível da excelência. Deste modo, propomo-nos realizar um estudo procurando conhecer de forma mais aprofundada algumas das suas caraterísticas que possam contribuir para a sua elevada realização. O grupo de participantes é formado por 10 jovens do ensino secundário de uma Escola Básica e Secundária da Região Autónoma da Madeira, sendo três alunos do 10º ano, cinco alunos do 11º ano e dois alunos do 12º ano, que constam no quadro de honra no ano letivo de 2010/2011 e que se disponibilizaram a participar no estudo. Apresentamos os dados recolhidos através da administração individual de um teste de inteligência (WISC-III), uma bateria de aptidões (BPR-10/12) um teste de criatividade (TTCT) e uma entrevista
semiestruturada. Na análise dos resultados discutimos pontos de convergência e de
diferenciação entre os participantes nos vários parâmetros avaliados. Os resultados
encontrados permitem-nos tecer algumas considerações tomando como referência a
caraterização de alunos com altas habilidades e a caraterização de excelência académica.
Assim, os resultados obtidos parecem apontar para níveis de desempenho heterogéneos
considerando os parâmetros avaliados em termos individuais ou de grupo, destacando-se
uma superioridade do desempenho intelectual e académico em relação ao criativo, e a
presença de elevada motivação e esforço por parte dos alunos. Finalizamos, estabelecendo
uma ponte entre os resultados obtidos, as questões de investigação e a fundamentação
teórica, apontando linhas orientadoras para investigações futuras no âmbito da psicologia
da educação ou, mais concretamente, no desenvolvimento da excelência académica.
Description
Keywords
Excelência académica Alunos e quadro de honra Psicologia da Educação . Centro de Artes e Humanidades