Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Programa educacional de resistência às drogas e à violência - PROERD como Inovação pedagógica provável: um estudo etnográfico no Colégio da Polícia Militar do Ceará

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DoutoramentoFranciscoMendonça.pdf3.79 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente estudo que tem como base os fundamentos da etnografia a partir da observação participante ativa, traz à discussão o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD em suas práticas pedagógicas no Colégio da Polícia Militar do Ceará abrangente dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental referente ao ano letivo de 2017. O objetivo é descrever e interpretar o referido programa como potencial de inovação pedagógica à medida que é provável em seu contexto a coconstrução do conhecimento e sua apropriação por parte dos alunos mencionados. A distinção inovadora do projeto reside no arrazoado de dois temas palpitantes e ao mesmo tempo complexos, quais sejam as drogas e a violência, sobretudo dada a faixa etária dos sujeitos investigados, entre dez e doze anos, ao tempo que não guarda sintonia diretamente com o currículo tradicional – o que simplesmente o amplia. Ainda, é tratado o invariante cultural como instrumento arrefecedor possível haja vista o locus da pesquisa, mormente a predominância da atmosfera militarista da mencionada escola. O estudo está sequencialmente constituído na apresentação da Polícia Militar do Ceará e da filosofia de Polícia Comunitária como subestruturas do programa, seguindo-se dos instrumentais do estado da arte da investigação quais sejam a inovação pedagógica à medida que é cotejada frente às práticas pedagógicas tradicionais, o livro do estudante do PROERD como recurso matético subsidiário da aprendizagem e a etnografia em um ambiente antropossocial investigado como metodologia. Finalmente, é apresentado o programa em sua problemática, análise e discussão, bem como suas implicações rizomáticas definitivas confrontantes das estruturas escolares tradicionais, o que possibilita uma percepção da intencionalidade educativa existente no lúdico e na coparticipação educativa como pressupostos da inovação pedagógica provável verificada no aludido programa.
The present study, based on the foundations of ethnography from the active participant observation, brings to the discussion the Educational Program on Drug Resistance and Violence-PROERD in its pedagogical practices at the College of Military Police of Ceará, which covers the 5th year students of the Elementary School related to the 2017 school year. The objective is to describe and interpret this program as a potential of pedagogical innovation being probable in its context the co-construction of knowledge and its appropriation by the students mentioned. The innovative distinction of the project lies in the reasoning of two palpitating and at the same time complex themes, namely drugs and violence, especially given the age range of the investigated persons, between 10 and 12 years old, while not directly attuned to the traditional curriculum - which simply broadens it. Moreover, the cultural invariant is treated as a possible cooling instrument given the locus of research, especially the predominance of the militaristic atmosphere of the aforementioned school. The study is sequentially constituted in the presentation of the Military Police of Ceará and the philosophy of Community Police as substructures of the program, followed by the instruments of the state of the art of investigation which are pedagogical innovation as it is compared against traditional pedagogical practices, the PROERD student book as a subsidiary matetic resource of learning and ethnography in an anthropossocial environment investigated as methodology. Finally, the program is presented in its problematics, analysis and discussion, as well as its definitive rhizomatic implications, confronting the traditional school structures, which allows a perception of the educational intentionality existing in play and educational co-participation as presuppositions of the probable pedagogical innovation verified in the aforementioned program.

Description

Keywords

Inovação pedagógica Práticas pedagógicas Etnografia Colégio Militar Ensino fundamental Pedagogical innovation Pedagogical practices Ethnography Military College Elementary school PROERD Colégio da Polícia Militar do Ceará Brasil Ciências da Educação - Inovação Pedagógica . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License