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- Programa educacional de resistência às drogas e à violência - PROERD como Inovação pedagógica provável: um estudo etnográfico no Colégio da Polícia Militar do CearáPublication . Mendonça, Francisco Cláudio Bastos; Fraga, Nuno Miguel da Silva; Araújo, Helena de Lima Marinho RodriguesO presente estudo que tem como base os fundamentos da etnografia a partir da observação participante ativa, traz à discussão o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência-PROERD em suas práticas pedagógicas no Colégio da Polícia Militar do Ceará abrangente dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental referente ao ano letivo de 2017. O objetivo é descrever e interpretar o referido programa como potencial de inovação pedagógica à medida que é provável em seu contexto a coconstrução do conhecimento e sua apropriação por parte dos alunos mencionados. A distinção inovadora do projeto reside no arrazoado de dois temas palpitantes e ao mesmo tempo complexos, quais sejam as drogas e a violência, sobretudo dada a faixa etária dos sujeitos investigados, entre dez e doze anos, ao tempo que não guarda sintonia diretamente com o currículo tradicional – o que simplesmente o amplia. Ainda, é tratado o invariante cultural como instrumento arrefecedor possível haja vista o locus da pesquisa, mormente a predominância da atmosfera militarista da mencionada escola. O estudo está sequencialmente constituído na apresentação da Polícia Militar do Ceará e da filosofia de Polícia Comunitária como subestruturas do programa, seguindo-se dos instrumentais do estado da arte da investigação quais sejam a inovação pedagógica à medida que é cotejada frente às práticas pedagógicas tradicionais, o livro do estudante do PROERD como recurso matético subsidiário da aprendizagem e a etnografia em um ambiente antropossocial investigado como metodologia. Finalmente, é apresentado o programa em sua problemática, análise e discussão, bem como suas implicações rizomáticas definitivas confrontantes das estruturas escolares tradicionais, o que possibilita uma percepção da intencionalidade educativa existente no lúdico e na coparticipação educativa como pressupostos da inovação pedagógica provável verificada no aludido programa.