Publication
Prevenção da saúde mental na profissão docente: burnout, estratégias de coping e engagement
dc.contributor.advisor | Pocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias | |
dc.contributor.author | Perestrelo, Marisa Célia Fernandes Xavier | |
dc.date.accessioned | 2013-07-23T09:47:10Z | |
dc.date.available | 2013-07-23T09:47:10Z | |
dc.date.issued | 2013-07-23 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente estudo tem como objectivo compreender a relação entre as estratégias de coping, e os sintomas de burnout, caracterizado por exaustão emocional, despersonalização e falta de realização profissional. Pretende-se ainda perceber de que forma o engagement, representado por uma atitude de vigor, dedicação e absorção face ao trabalho, é vivenciado pelos professores e de que forma estes três construtos – burnout, coping e engagement - se relacionam entre si e perante as variáveis sócio-demográficas e profissionais. Este estudo contou com a participação de 432 professores dos diferentes níveis de ensino, pertencentes à Secretaria Regional de Educação e Cultura da Região Autónoma da Madeira (RAM). Os resultados sugerem que, o engagement está negativamente relacionado com a exaustão emocional e despersonalização e positivamente relacionado com a dimensão realização profissional do burnout. Os professores tendem a utilizar mais estratégias de coping de controlo, seguidas de estratégias de evitamento e por último de gestão de sintomas. Concluímos ainda, que os professores que utilizam mais estratégias de coping de controlo, obtêm pontuações mais elevadas na realização profissional e nas três dimensões do engagement. Quanto às variáveis sócio-demográficas, nomeadamente o género, observámos que as mulheres apresentaram valores mais significativos na dimensão absorção do engagement e na dimensão exaustão emocional do burnout, enquanto os homens manifestam mais sentimentos de despersonalização. Relativamente à idade, os professores mais novos manifestam mais burnout na dimensão exaustão emocional do que os professores mais velhos. Também constatamos que os professores com mais tempo de serviço experimentam mais vigor e adoptam mais estratégias de coping de controlo ou confronto que os colegas que estão no fim da carreira. Já os professores com menos tempo de serviço revelam mais exaustão emocional e menos realização profissional do que os colegas com mais tempo de serviço. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/446 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Burnout | por |
dc.subject | Coping | por |
dc.subject | Engagement | por |
dc.subject | Professores | por |
dc.subject | Mal-estar | por |
dc.subject | Bem-estar | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Artes e Humanidades | por |
dc.title | Prevenção da saúde mental na profissão docente: burnout, estratégias de coping e engagement | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Psicologia da Educação | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | por |