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Advisor(s)
Abstract(s)
A ideia de que os recursos ambientais exercem forte influência no desenvolvimento
da criatividade é hoje, unanimemente aceite pela comunidade científica, sendo a Escola perspetivada como o contexto ideal para a promover (Alencar, 2000). Este estudo desenrola-se em contexto escolar e é seu propósito contribuir com informações
úteis e meios necessários para a promoção da criatividade na Escola. Ao longo deste
estudo procuramos comprovar a ideia consensualmente assumida pelos especialistas
desta área, de que a criatividade pode ser desenvolvida através do treino, sendo os programas criativos favoráveis neste domínio (Fleith, Renzulli, & Westberg, 2002). A
componente empírica assumiu como objetivo principal avaliar os efeitos de um programa
de escrita no desenvolvimento da criatividade em alunos de 1.º Ciclo. O estudo utiliza um design experimental com avaliação pré-teste e pós-teste, com um grupo controlo.
A amostra é constituída por 76 alunos a frequentar o 3.º e 4.º anos de escolaridade, em escolas públicas da RAM. Para alcançar os objetivos a que se propôs este estudo foi
necessário avaliar a realização criativa dos alunos recorrendo ao Teste de Pensamento
Criativo de Torrance (TTCT-Figurativo, Versão A) (1992) e um outro elemento avaliativo designado histórias futuristas. Os resultados quantitativos permitem-nos afirmar que o programa teve efeito significativo no desenvolvimento da criatividade no grupo experimental para os vários parâmetros avaliados pelo TTCT- Figurativo, à exceção da fluência. Também os resultados obtidos através das histórias futuristas revelam desenvolvimento
de criatividade neste grupo de alunos. Considerando de uma forma mais
específica, o efeito de interação entre as variáveis momentos de avaliação, o grupo de
pertença e ano escolar verificamos que este só acontece para o parâmetro abstração de
títulos, mas ao considerar-se a análise do efeito das variáveis momento, grupo e género
encontramos interação entre elas nos parâmetros da fluência, originalidade e vigor criativo, beneficiando o género feminino. Os resultados alcançados pela investigação reforçam a ideia de que o investimento em programas criativos em contexto escolar, podem ser uma estratégia pedagógica necessária e pertinente para a Educação.
Description
Keywords
Criatividade Criatividade em contexto escolar Escrita criativa Avaliação de programas Psicologia da Educação . Centro de Ciências Sociais