Repository logo
 
Publication

Uma retórica parrhésica?: enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneas

dc.contributor.authorMateus, Samuel
dc.date.accessioned2020-10-15T09:08:55Z
dc.date.available2020-10-15T09:08:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO dizer-tudo ou franco-falar (parrhesia) chama-nos a atenção para a necessidade de definir as fronteiras da retórica. Na concepção clássica, parrhesia e a retórica colocavam-se como actividades discursivas incompatíveis entre si. No entanto, algumas actividades comunicacionais marcadamente modernas vieram reconfigurar este espaço de mútua anulação. Perante as transformações que a retórica sofreu com a intensificação da mediatização urge equacionar o grau de influência entre retórica e parrhesia. No que se segue, descreve-seum espaço hodierno de recíproca afectação entre retórica e parrhesia. Por um lado, a parrhesia aparenta manifestar-se retoricamente no discurso publicitário através da sua inclusão enquanto tropo retórico, sendo inclusivamente uma figura indispensável da elocução retórica do ponto de vista do pathos. Por outro lado, a parrhesia parece manifestar-se na própria prática profissional e deontológica do jornalismo como um tipo de discurso intrínseco à própria legitimidade do jornalista. Deste modo, sublinha-se a possibilidade de uma retórica de pendor parrhésico.pt_PT
dc.description.abstractThe free-speech or to speak boldly (parrhesia) calls our attention to the need to define the boundaries of rhetoric. In the classical conception, parrhesia and rhetoric were placed as discursive activities incompatible with each other. However, some distinctly modern communication activities have changed this space of mutual impossibility. Given the changes that rhetoric has suffered with mediatization, it is urgent to ponder the degree of influence between rhetoric and parrhesia. This paper describes today’s reciprocal influence between rhetorical and parrhesia. On the one hand, parrhesia appears to manifest itself rhetorically in advertising discourse as a rhetorical trope and being an indispensable figure of elocution from a pathos’s point of view. On the other hand, parrhesia seems to manifest itself in the professional and ethical practice of journalism as a kind of intrinsic speech that legitimizes journalist activity. Thus, the paper emphasizes the possibility of a Rhetoric of Parrhesic effect.pt_PT
dc.description.abstractEl “decirlo todo” o el “hablar con franqueza” (parresia) nos obligan a la necesidad de definir los límites de la retórica. En la época clásica tanto la parresia como la retórica eran actividades discursivas incompatibles entre si. No obstante, algunas actividades comunicativas modernas vinieron a reconfigurar este espacio de mutua exclusión. Ante las transformaciones que la retórica sufrió con la intensificación de la mediatización urge evaluar el grado de influencia entre la retórica y la parresia. En este artículo se describe un espacio contemporáneo de reciproca asignación entre retórica y parresia. Por un lado, la parresia aparenta manifestarse retóricamente en el discurso publicitario a través de su inclusión como tropo retórico, siendo incluso una figura indispensable de la elocución retórica del punto de vista del pathos. Por otro lado, la parresia parece manifestarse en la propia actividad profesional y deontológica del periodismo como un tipo de discurso intrínseco a la propia legitimidad del periodista. De este modo, se remarca la posibilidad de una retórica de inclinación parrésica.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMateus, S. (2016). Uma retórica parrhésica?: enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneas. Rétor, 6(2), 198-215.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/2925
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherAsociación Argentina de Retóricapt_PT
dc.subjectParrhesiapt_PT
dc.subjectRetóricapt_PT
dc.subjectRetórica da publicidadept_PT
dc.subjectRetórica do jornalismopt_PT
dc.subjectRhetoricpt_PT
dc.subjectAdvertising rhetoricpt_PT
dc.subjectRhetoric of journalismpt_PT
dc.subjectParresiapt_PT
dc.subjectRetórica de la publicidadpt_PT
dc.subjectRetórica del periodismopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleUma retórica parrhésica?: enquadramento de duas práticas retóricas contemporâneaspt_PT
dc.title.alternativeA PARRHESIC RHETORIC? –AN APPROACH TO TWO CONTEMPORARY RHETORICAL PRATICESpt_PT
dc.title.alternativeUNA RETÓRICA PARRÉSICA: UNA PROPUESTA DE DOS PRÁCTICAS RETÓRICAS CONTEMPORÁNEASpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage215pt_PT
oaire.citation.startPage198pt_PT
oaire.citation.titleRétorpt_PT
oaire.citation.volume6(2)pt_PT
person.familyNameMateus
person.givenNameSamuel
person.identifier0000000069601294
person.identifier.ciencia-id7510-B725-7BE3
person.identifier.orcid0000-0002-1034-6449
person.identifier.scopus-author-id57188589802
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb4dedee1-9076-4d77-a4e7-096bbc60b651

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Uma retórica parrhésicaSamuelMateus.pdf
Size:
606.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format