Publication
De aluna a professora e vice-versa
dc.contributor.advisor | Drumond, Custódia Mercês Reis Rodrigues | |
dc.contributor.author | César, Maria Lúcia Correia Figueira | |
dc.date.accessioned | 2014-01-16T15:30:49Z | |
dc.date.available | 2014-01-16T15:30:49Z | |
dc.date.issued | 2014-01-16 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio “De aluna a professora e vice-versa” foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino da Matemática, no 3º ciclo do Ensino Básico e Secundário da Universidade da Madeira, no decurso do ano letivo de 2012/2013. Este trabalho tem por objetivo apresentar, estudar e compreender o tema proposto. Assim sendo, neste estudo serão analisadas as atividades matemáticas dos alunos, desenvolvidas nas turmas 1, 2 e 4 do 9.º ano, mais especificamente quando postos em contato com estratégias e recursos educativos diversificados. O tema tem em vista uma reflexão sobre a prática letiva e o imperativo da formação contínua, que são, incontornavelmente, o ponto-chave da vida profissional de um professor. No decorrer do estágio, tive a experiência direta de contato com os alunos, o que me permitiu uma aprendizagem real do dia-a-dia concreto de um professor. Concluímos que todo o ensino deverá estar centrado no aluno, na sua progressão, permitindo-lhe ter resultados satisfatórios, devendo o professor ter um papel mediador, embora assumindo o seu papel de liderança, nunca perdendo de vista, enquanto princípios orientadores deontológicos e éticos da sua ação, o sentido de responsabilidade, de justiça, de sensibilidade humana, de consciência do dever de coerência nas palavras e nos atos e sempre animado de um cooperativo espírito de equipa. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.tid | 201161486 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/522 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Ensino | por |
dc.subject | Atividades | por |
dc.subject | Matemática | por |
dc.subject | Liderança | por |
dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | De aluna a professora e vice-versa | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |