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Authors
Abstract(s)
A obesidade e em particular a obesidade infantil tem sido considerada como a epidemia do século e uma ameaça para a saúde pública. As últimas previsões continuam sendo alarmantes considerando os riscos que apresentam, no que se refere ao desenvolvimento das crianças, vindo desta forma influenciar aspetos relacionados com os comportamentos alimentares e da autoestima. Neste sentido, com o presente estudo pretendeu-se avaliar a perceção que as crianças e adolescentes obesos têm em relação à sua Imagem Corporal e Autoestima.
A amostra é constituída por 100 alunos (n=100), sendo que 56 são alunos do género feminino e 44 do género masculino. As idades dos alunos situam-se entre 9 e os 14 anos, sendo a idade média 11,28 anos. Os instrumentos utilizados foram: a Escala de Autoestima de Rosenborg (1965), versão portuguesa adaptada por Ferreira (2001), e o Questionário de Imagem Corporal de Huddy (1993), traduzido e adaptado por Cristina Senra et al, (2006). Para analisar o objetivo proposto recorreu-se à média, o desvio padrão e a distribuição das frequências, teste paramétricos e não paramétricos.
Os resultados obtidos após o tratamento dos dados permitiram concluir que existem uma tendência para uma Autoestima ser negativa em ambos os géneros. Os indivíduos do sexo feminino apresentam uma ligeira disposição para manifestar uma Imagem Corporal Desfavorável em relação ao género masculino. Contudo, os mesmos resultados não são estatisticamente significativos. No entanto o estudo revela-nos que há um aumento de crianças com excesso de peso e obesas, tal como evidenciado pela Organização Mundial de Saúde nas suas últimas investigações.
Recomendamos para futuras investigações no mesmo âmbito, que a avaliação da massa gorda (IMC) sejam realizados através de técnicas de bioimpedância e a inclusão de variáveis socioeconómicas, contextos familiares, hábitos alimentares, sucesso académico e autoconceito.
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Keywords
Análise da perceção Crianças Adolescentes obesos Obesidade Psicologia da Educação . Faculdade de Artes e Humanidades