Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Kotecki, Ana Maria França Freitas Kot | |
| dc.contributor.author | Pestana, Sandra Maria de Caires | |
| dc.date.accessioned | 2016-09-20T14:24:37Z | |
| dc.date.available | 2016-10-20T00:30:10Z | |
| dc.date.issued | 2016-06 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de mestrado tem como objetivo fundamental partilhar e refletir sobre a minha intervenção pedagógica desenvolvida na valência de Educação Pré-Escolar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e de 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Lombada. Integra os pressupostos teóricos e metodológicos, utilizados como orientação a toda a ação realizada em contexto pedagógico, de forma a fundamentar e conjugar a teoria e a prática. É essencial salientar que o exercício da profissão docente, implica a promoção de aprendizagens diversificadas, a constante e contínua formação, com intuito de possibilitar aos docentes refletir, investigar, adequar e inovar a sua intervenção pedagógica ao grupo de crianças/alunos com quem trabalham. As estratégias desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, tanto na Educação Pré-escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apoiaram-se numa aprendizagem integrada, estimulante e significativa, tendo sempre por base o respeito pelas capacidades, necessidades, interesses e pelas diferenças individuais de cada criança com o intuito de lhes proporcionar situações de aprendizagem diversificadas e enriquecedoras. A investigação-ação foi a metodologia principal no desenvolvimento da prática, por permitir ao educador/professor desempenhar o papel de investigador e reflexivo com o objetivo de melhorar a sua intervenção e incentivar as crianças para a participação ativa no processo de ensino/aprendizagem. O presente relatório reflete todo o percurso desenvolvido ao longo das intervenções realizadas em contexto de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo, o que possibilitou a adquisição de uma experiência profissional muito útil e construtiva, na medida em que me permitiu adquirir conhecimentos práticos, que só são possíveis de aprender em contexto educativo. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201331152 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1241 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Ciências da educação | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho de grupo | pt_PT |
| dc.subject | Método cooperativo | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho de projeto | pt_PT |
| dc.subject | Intervenção pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Achada | pt_PT |
| dc.subject | Escola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Lombada | pt_PT |
| dc.subject | Pedagogia | pt_PT |
| dc.subject | Ação pedagógica | pt_PT |
| dc.subject | Ensino | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_PT |
| dc.subject | Identidade profissional | pt_PT |
| dc.subject | Docentes | pt_PT |
| dc.subject | Currículo | pt_PT |
| dc.subject | Estágios pedagógicos | pt_PT |
| dc.subject | Relatório | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Ensino Básico 1.º Ciclo | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Trabalho cooperativo | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
