Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorKotecki, Ana Maria França Freitas Kot
dc.contributor.authorPestana, Sandra Maria de Caires
dc.date.accessioned2016-09-20T14:24:37Z
dc.date.available2016-10-20T00:30:10Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractO presente relatório de mestrado tem como objetivo fundamental partilhar e refletir sobre a minha intervenção pedagógica desenvolvida na valência de Educação Pré-Escolar na Escola Básica do 1.º Ciclo com Pré-Escolar da Achada e de 1.º Ciclo do Ensino Básico na Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico com Pré-Escolar da Lombada. Integra os pressupostos teóricos e metodológicos, utilizados como orientação a toda a ação realizada em contexto pedagógico, de forma a fundamentar e conjugar a teoria e a prática. É essencial salientar que o exercício da profissão docente, implica a promoção de aprendizagens diversificadas, a constante e contínua formação, com intuito de possibilitar aos docentes refletir, investigar, adequar e inovar a sua intervenção pedagógica ao grupo de crianças/alunos com quem trabalham. As estratégias desenvolvidas ao longo da prática pedagógica, tanto na Educação Pré-escolar como no 1.º Ciclo do Ensino Básico, apoiaram-se numa aprendizagem integrada, estimulante e significativa, tendo sempre por base o respeito pelas capacidades, necessidades, interesses e pelas diferenças individuais de cada criança com o intuito de lhes proporcionar situações de aprendizagem diversificadas e enriquecedoras. A investigação-ação foi a metodologia principal no desenvolvimento da prática, por permitir ao educador/professor desempenhar o papel de investigador e reflexivo com o objetivo de melhorar a sua intervenção e incentivar as crianças para a participação ativa no processo de ensino/aprendizagem. O presente relatório reflete todo o percurso desenvolvido ao longo das intervenções realizadas em contexto de Educação PréEscolar e de 1.º Ciclo, o que possibilitou a adquisição de uma experiência profissional muito útil e construtiva, na medida em que me permitiu adquirir conhecimentos práticos, que só são possíveis de aprender em contexto educativo.pt_PT
dc.identifier.tid201331152
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1241
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectCiências da educaçãopt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectTrabalho de grupopt_PT
dc.subjectMétodo cooperativopt_PT
dc.subjectTrabalho de projetopt_PT
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Achadapt_PT
dc.subjectEscola Básica, 1.º Ciclo/Pré-escolar da Lombadapt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectAção pedagógicapt_PT
dc.subjectEnsinopt_PT
dc.subjectAprendizagem significativapt_PT
dc.subjectIdentidade profissionalpt_PT
dc.subjectDocentespt_PT
dc.subjectCurrículopt_PT
dc.subjectEstágios pedagógicospt_PT
dc.subjectRelatóriopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino Básico 1.º Ciclopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subjectTrabalho cooperativopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoSandraPestana.pdf
Size:
3.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: