Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoNicoleSilva.pdf2.42 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatório, realizado no âmbito da prática pedagógica para a obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, reflete o conjunto de experiências vivenciadas no decorrer da minha intervenção educativa na Sala Azul (BIII) do Infantário Rainha Santa Isabel. Acolhe no seu todo pressupostos teóricos e metodológicos que guiados por pesquisa e reflexões contínuas, visaram proporcionar aprendizagens ativas e significativas que promovessem o desenvolvimento de competências e a autonomia do grupo de crianças. Assim, o corpus do trabalho desperta-nos para o docente enquanto profissional que reflete sobre a prática desenvolvida com as crianças e que estabelece relações com as famílias e a comunidade educativa. É ainda dado ênfase à caraterização das crianças, que deram vida a todo este percurso, bem como à contextualização da comunidade a que pertencem. O processo de pesquisa através da investigação-ação pretendeu dar destaque à praxis que aqui se apresenta, aprofundando a questão: Qual o contributo das interações Adulto/Criança nas aprendizagens desenvolvidas com as crianças da Sala Azul (BIII) da Creche? Este “estudo” apoiou-se na necessidade pessoal e futura profissional de aprofundar os momentos observados no período de estágio, e refletir sobre os mesmos. O desenlace acarreta os relatos deste percurso, que na sua essência se encontram em incessante construção e que estão na base do meu crescimento profissional.
This report, conducted in the context of teaching practice for obtaining master's degree in Preschool Education and Teaching of the 1st cycle of basic education, reflects the set of experiences throughout my educational intervention in the Sala Azul - BIII Day Care. Welcomes the whole theoretical and methodological assumptions that guided research and continuous reflections, aim to provide active and meaningful learning that promote the development of skills and autonomy of the group of children. The corpus of work awakens us to the teacher as a professional who reflects on the practice developed with children and establishing relationships with families and the educational community. The action research is the focus of all praxis presented here and formed the basis of their orientation. It's even given some prominence to the characterization of the children who gave life to this entire route as well as the context of the community to which they belong. This " study " was based on personal need and professional future to deepen times observed in the training period , and reflect on them . The denouement brings the stories of this journey, which in essence are in constant construction and which are the basis of my professional growth.

Description

Keywords

Educação de infância Intervenção educativa Reflexão Relação adulto/criança Childhood education Educational intervention Reflection Relationship adult/child Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License