Publication
Os experimentos científicos influenciando a aprendizagem na alfabetização
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
dc.contributor.advisor | Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira | |
dc.contributor.author | Sá, Eliete Sousa Ribeiro de | |
dc.date.accessioned | 2016-05-13T10:36:00Z | |
dc.date.available | 2016-06-13T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2016-02-23 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa de mestrado em educação se insere na linha de inovação pedagógica que tem como tema central, os experimentos científicos influenciando a aprendizagem nas séries iniciais. Teve como proposta investigar se existe inovação nos ambientes alfabetizadores onde acontecem os experimentos científicos. Nesta investigação, foi utilizada a metodologia etnográfica para explanação e coleta de dados, descrevendo ações, fatos e realidades vivenciadas entre os sujeitos. Este trabalho está fundamentado numa abordagem qualitativa e objetivou apresentar a realidade concreta apresentada do contexto da pesquisa a partir da observação participante por permitir um contato direto com o fenômeno observado, análise de documentos, realização de entrevistas, diário de campo, numa sala de 5º ano, da escola municipal Maria de Lourdes Duarte, situado no município de Juazeiro Bahia, Brasil. A análise teve como ponto de partida a realidade apresentada pela postura da professora, a partir dos conceitos trabalhados em sala e seus reflexos na construção de uma consciência crítica dos educandos. O caráter diferenciado da metodologia apresentada pela professora contribuía para atitudes questionadoras e reflexivas, favorecendo momentos de discussões, interações e troca de informações e conhecimento, despertando ações diferenciadas do modo tradicional visto na maioria das escolas. A pesquisa respaldou-se, principalmente, nos estudos de Bizzo (1998,2002), Ausubel (1981), Kuhn (1989), Lapassade (1993,2005) e muitos outros. Embasada nos conceitos de inovação pedagógica buscamos as contribuições de Carlos Nogueira Fino, Farias e Sebarroja, dentre outros, que contribuíram significativamente para fundamentação teórica desta pesquisa. Em síntese, esta investigação pretendeu desvendar as sutilezas do processo de ensino e de aprendizagem nas séries iniciais, na perspectiva de uma prática pedagógica inovadora. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201917904 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1158 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação científica | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Prática social | pt_PT |
dc.subject | Brasil | pt_PT |
dc.subject | Experiências científicas | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Alfabetização | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias | pt_PT |
dc.subject | Prática docente | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem discente | pt_PT |
dc.subject | Alfabetizadores | pt_PT |
dc.subject | Investigação | pt_PT |
dc.subject | Pesquisa | pt_PT |
dc.subject | Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Os experimentos científicos influenciando a aprendizagem na alfabetização | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |