Repository logo
 
Publication

Os experimentos científicos influenciando a aprendizagem na alfabetização

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorCorreia, Fernando Luís de Sousa
dc.contributor.advisorPontes, Maria Gilvanise de Oliveira
dc.contributor.authorSá, Eliete Sousa Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-05-13T10:36:00Z
dc.date.available2016-06-13T00:30:09Z
dc.date.issued2016-02-23
dc.description.abstractEsta pesquisa de mestrado em educação se insere na linha de inovação pedagógica que tem como tema central, os experimentos científicos influenciando a aprendizagem nas séries iniciais. Teve como proposta investigar se existe inovação nos ambientes alfabetizadores onde acontecem os experimentos científicos. Nesta investigação, foi utilizada a metodologia etnográfica para explanação e coleta de dados, descrevendo ações, fatos e realidades vivenciadas entre os sujeitos. Este trabalho está fundamentado numa abordagem qualitativa e objetivou apresentar a realidade concreta apresentada do contexto da pesquisa a partir da observação participante por permitir um contato direto com o fenômeno observado, análise de documentos, realização de entrevistas, diário de campo, numa sala de 5º ano, da escola municipal Maria de Lourdes Duarte, situado no município de Juazeiro Bahia, Brasil. A análise teve como ponto de partida a realidade apresentada pela postura da professora, a partir dos conceitos trabalhados em sala e seus reflexos na construção de uma consciência crítica dos educandos. O caráter diferenciado da metodologia apresentada pela professora contribuía para atitudes questionadoras e reflexivas, favorecendo momentos de discussões, interações e troca de informações e conhecimento, despertando ações diferenciadas do modo tradicional visto na maioria das escolas. A pesquisa respaldou-se, principalmente, nos estudos de Bizzo (1998,2002), Ausubel (1981), Kuhn (1989), Lapassade (1993,2005) e muitos outros. Embasada nos conceitos de inovação pedagógica buscamos as contribuições de Carlos Nogueira Fino, Farias e Sebarroja, dentre outros, que contribuíram significativamente para fundamentação teórica desta pesquisa. Em síntese, esta investigação pretendeu desvendar as sutilezas do processo de ensino e de aprendizagem nas séries iniciais, na perspectiva de uma prática pedagógica inovadora.pt_PT
dc.identifier.tid201917904
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1158
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação científicapt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectPrática socialpt_PT
dc.subjectBrasilpt_PT
dc.subjectExperiências científicaspt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectAlfabetizaçãopt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectPrática docentept_PT
dc.subjectAprendizagem discentept_PT
dc.subjectAlfabetizadorespt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectPesquisapt_PT
dc.subjectInovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleOs experimentos científicos influenciando a aprendizagem na alfabetizaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoElieteSá.pdf
Size:
19.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: