| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 2.23 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório de estágio foi elaborado para a obtenção do grau de Mestre em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e expõe o
desenvolvimento da prática pedagógica realizada numa sala de Educação Pré-Escolar
com um grupo de 15 crianças e numa turma do 3º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico
com 26 alunos.
No decurso deste relatório são apresentados os dados relacionados com os contextos
educativos e com as caraterísticas das crianças, recolhidos através de vários
instrumentos e técnicas. A partir destes dados traçou-se o desenvolvimento da prática
pedagógica, sustentado na investigação-ação, com o intuito de responder aos interesses
e às necessidades das crianças. Neste percurso são visíveis as planificações das
atividades/aulas, as avaliações e as reflexões que nos permitiram acrescentar sentido e
intencionalidade à nossa intervenção, adequar e articular as opções pedagógicas de
modo a promover aprendizagens significativas, diversificadas e contextualizadas.
A intervenção realizada com a comunidade educativa através de diversas atividades, nas
quais participaram vários elementos do processo educativo, possibilitaram estabelecer
parcerias de colaboração e delinear prioridades para a acção pedagógica.
As reflexões críticas da prática pedagógica em ambos os contextos, onde se evidenciam
os aspetos mais relevantes que contribuíram para o nosso crescimento profissional,
remetem-nos para a conclusão deste relatório.
Description
Keywords
Educação Pré-escolar 1.º Ciclo do Ensino Básico Prática pedagógica Investigação-ação Reflexão Comunidade educativa Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais
