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Abstract(s)
A aprendizagem de um instrumento musical articula diferentes perspetivas tendo
em conta convenções, técnicas, alunos, músicos, professores e escolas. A forma como a
música é vista no contexto cultural e social, ainda representa um conjunto de múltiplas
intersecções ancoradas a uma música ‘monocultural’. Nem as políticas nem as
formações têm acompanhado as mudanças, originando um confronto paradigmático
entre as tendências da tradição clássica romântica e as contemporâneas.
Com objetivos em compreender e refletir sobre as práticas pedagógicas dos
professores, esta investigação teve em consideração os seguintes pontos: a formação
inicial dos professores e a sua influência no seu campo de ação; as tendências
profissionais; a relação entre mestre e aluno; a cultura cultivada perante a popular; e um
ensino da música como atividade extraescolar.
O presente estudo foi realizado no Gabinete Coordenador de Educação Artística
/ Divisão de Expressões Artísticas, no Município do Funchal, partindo dos princípios
etnográficos assentes na realização de entrevistas e observações no contexto da sala de
aula.
Por ser um estudo de caso, este trabalho não pretende fazer generalizações
embora emerja do campo de análise, dados aos quais poderão constituir elemento de
reflexão em outros trabalhos dentro deste campo musical. As convenções em articulação
com as novas práticas emergentes resultam, numa aprendizagem híbrida, assente numa
diversidade cultural e musical, num contexto extraescolar.
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Keywords
Educação Música Cultura Extraescolar Inovação pedagógica . Centro de Ciências Sociais