Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Antunes, Vanda Maria Freitas | |
dc.date.accessioned | 2014-05-21T09:32:14Z | |
dc.date.available | 2014-05-21T09:32:14Z | |
dc.date.issued | 2014-05-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | O presente relatório incide sobre o desenvolvimento do estágio pedagógico efetivado numa turma de 4.º ano de escolaridade, na Escola Básica do 1.ºCiclo com Pré-Escolar (EB1/PE) do Galeão e numa sala de Pré-Escolar com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os quatro e cinco anos, na EB1/PE do Lombo Segundo, ambas as instituições situadas no concelho do Funchal. A sua estrutura contempla duas partes que, embora distintas, complementam-se. A primeira parte corresponde ao enquadramento teórico no qual se espelha o processo de construção da identidade profissional docente, destacando-se, por exemplo, a importância da prática reflexiva e a formação docente como um processo contínuo. Integra, ainda, a fundamentação teórica inerente ao percurso metodológico adotado no decurso do estágio pedagógico, realçando-se a investigação-ação como o alicerce da intencionalidade do processo educativo e as opções metodológicas privilegiadas. A segunda parte do relatório pretende espelhar o desenvolvimento da ação nas duas valências de estágio. Contempla a apresentação dos contextos educativos, a caraterização das crianças, o levantamento de questões e o desenvolvimento da ação com vista à explanação reflexiva das questões referenciadas anteriormente. Utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, a observação, as notas de campo e a coleta dos artefactos das crianças, dada a sua relevância para adequação da ação e posterior avaliação. Realça-se, ainda, as intervenções dinamizadas com a comunidade educativa. Desfecha-se o relatório com as considerações finais, sustentadas num processo de reflexão contínua sobre o estágio pedagógico, evidenciando-se os aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/597 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Reflexão | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau mestre em educação Pré-Escolar e ensino do 1.ºCiclo do Ensino Básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-Escolar e ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |