Repository logo
 
Publication

Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo

dc.contributor.authorFranco, Glória
dc.contributor.authorMiranda, Lúcia
dc.date.accessioned2021-07-05T14:40:31Z
dc.date.available2021-07-05T14:40:31Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractA ideia de que as crianças sobredotadas são melhor ou pior ajustadas, ou são mais ou menos felizes que as crianças “ditas normais” não tem sido suportada pela investigação; certo é que alguns contextos de vida nem sempre as atendem nas suas necessidades. Neste estudo, pretendemos saber se existem diferenças nas competências sociais e inteligência emocional percebida pelos sobredotados por comparação com a restante população. Nele participaram, 24 crianças sobredotadas e 40 não sobredotadas, bem como os seus pais. Para avaliar as competências sociais e emocionais utilizou-se o Inventário de Quociente Emocional de Bar-on, versão para jovens (EQ-i:YV) e para pais (EQ-i:Pa), a Prova de Avaliação de Competência Social, versão para crianças (PACS-6/11) e pais (PACS- Pa) e a Prova Cognitiva de Inteligência Social para crianças (PCIS 6/11). Os resultados apontam para que as crianças sobredotadas se enquadram dentro da normalidade, quer a nível das suas competências sociais, quer emocionais. De entre estas últimas destacam-se as competências de adaptabilidade, ou seja, a flexibilidade destas crianças para encontrarem alternativas para resolver as situações emocionais que enfrentam no dia-a-dia.pt_PT
dc.description.abstractThe idea that gifted children are better or worse adjusted, or are more or less happy than “so-called normal” children has not been supported by investigation; it is certain that some contexts of life do not always meet their needs. In this study, we want to know if there are differences in social skills and emotional intelligence perceived by gifted children compared to the rest of the population. 24 gifted and 40 non-gifted youths participated, as well as their parents. The Bar-on Emotional Quotient Inventory, young version (EQ-i: YV) and parent’s version (EQ-i: Pa), the Social Competence Assessment Test, children version (PACS-6/11) and parent’s version (PACS-Pa) and the Cognitive Test of Social Intelligence for children (PCIS 6/11), were used to assess social and emotional competences. The results indicate that these young people fit within normality, both in terms of their social and emotional skills. Within emotional skills, adaptability skills stand out, the flexibility of these young people to find alternatives to resolve the emotional situations they face on a daily basis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationFranco, G. & Miranda, L. (2020). Inteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativo. TALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividad, 7(13), 48-61pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3514
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Universitario de Ciencias de la Salud de la Universidad de Guadalajarapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectSobredotaçãopt_PT
dc.subjectCompetências sociais e emocionaispt_PT
dc.subjectInteligência emocional percebidapt_PT
dc.subjectSocial and emotional skillspt_PT
dc.subjectPerceived emotional intelligencept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleInteligência emocional percebida em crianças sobredotadas: um estudo comparativopt_PT
dc.title.alternativePERCEIVED EMOTIONAL INTELLIGENCE IN GIFTED CHILDREN: A COMPARATIVE STUDYpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceGuadalajara, Jalisco (México)pt_PT
oaire.citation.endPage61pt_PT
oaire.citation.issue13pt_PT
oaire.citation.startPage48pt_PT
oaire.citation.titleTALINCREA: Talento, Inteligencia y Creatividadpt_PT
oaire.citation.volume7pt_PT
person.familyNameFranco
person.familyNameCerqueira de Miranda
person.givenNameMaria da Glória
person.givenNameLúcia do Rosário
person.identifier385292
person.identifier.ciencia-id0410-D39E-6784
person.identifier.orcid0000-0001-8634-9120
person.identifier.orcid0000-0002-0652-0811
person.identifier.scopus-author-id56970566700
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529
relation.isAuthorOfPublication6c2e7bda-f556-41d4-8403-5f920be9617f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0be1e818-ac55-40a0-8e72-af52acd16529

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Inteligência Emocional Percebida em Crianças Sobredotadas.pdf
Size:
693.83 KB
Format:
Adobe Portable Document Format