Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.37 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo inscreve-se no quadro de pesquisa da análise das perceções dos atletas de competição sub 13 da escola Dragon Force acerca do impacto das actividades desportivas sobre o rendimento escolar, relações entre pares e interpessoais, autoestima e autoconceito.
Participaram neste estudo 14 atletas do género masculino com idades entre 11 e 13 anos.
As metodologias utilizadas foram a quantitativa e a qualitativa. Os instrumentos utilizados foram: notas académicas, Registo de Empenho e Desenvolvimento Educativo (R.E.D.E.),
Escala de Autoestima Global de Rosenberg (Rosenberg Self-Esteem Scale, RSES),
Questionário de Motivação para as Atividades Desportivas (QMAD), e Escala de
Autopercepção de Susan Harter para adolescentes (EAPH-A). Também foi utilizado o
focus group. Parte dos dados foi inserida na base de dados do SPSS, versão 19.0,
procedendo-se, igualmente, à análise de conteúdo do material resultante do focus group.
Embora os resultados revelem que existem algumas diferenças de perceção, a maior parte
dos atletas considera que a prática desportiva está associada à alegria e ao divertimento.
Também entendem que esta prática influencia o rendimento escolar, a autoestima, o
autoconceito, as relações entre pares e interpessoais.
Description
Keywords
Prática desportiva Atletas de competição Rendimento escolar Relações entre pares Relações interpessoais Autoestima Autoconceito Escola Dragon Force Madeira Psicologia da Educação . Centro de Ciências Sociais