Repository logo
 
Publication

Cinema de Weimar até ao 3º Reich: Poder e “Nationalcharakter”

dc.contributor.authorBar, Gerald
dc.date.accessioned2021-07-27T11:13:32Z
dc.date.available2021-07-27T11:13:32Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractEmbora o rádio Volksempfänger e a imprensa Hugenberg tenham funcionado como veículos preferenciais de propaganda política mesmo antes do Terceiro Reich, o cinema também foi usado para estes fins. Após a tomada de poder e contra a resistência do seu Ministro de Propaganda, Goebbels, Hitler escolheu Leni Riefenstahl como realizadora principal da encenação da ideologia do Nazismo. Com a ajuda da UFA o novo médium foi explorado para ‘documentar’ tanto o alegado ‘espírito alemão’, como as influências consideradas negativas e prejudiciais para a ‘alma do povo’. O filme, como produto "coletivo" (Eisenstein, Vertov, Brecht), sempre foi conscientemente instrumentalizado, tanto pela propaganda Nazi e Soviética como pela política de outros países. Todavia, existem abordagens de historiadores, sociólogos e críticos de cinema que ligam determinadas tendências na produção cinematográfica alemã durante a República Weimariana ao surgimento do Nazismo (Kracauer, De Caligari a Hitler, 1947; Eisner, O Écrã Demoníaco, 1952). Esta comunicação propõe um olhar crítico a estas abordagens.pt_PT
dc.description.abstractAlthough the Volksempfänger radio and the Hugenberg press functioned as preferred vehicles of political propaganda even before the Third Reich, cinema was also used for these purposes. After the seizure of power and against the resistance of its Minister of Propaganda, Goebbels, Hitler chose Leni Riefenstahl as principal director of the staging of the ideology of Nazism. With the help of UFA the new way was exploited to 'document' both the alleged 'German spirit' and the influences considered negative and harmful to the 'soul of the people'. The film, as a "collective" product (Eisenstein, Vertov, Brecht), has always been consciously instrumentalized, both by Nazi and Soviet propaganda and by the politics of other countries. However, there are approaches by historians, sociologists, and film critics who link certain trends in German filmmaking during the Weimar Republic to the rise of Nazism (Kracauer, De Caligari to Hitler, 1947, Eisner, The Demonic Screen, 1952). This communication proposes a critical look of these approaches.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2016barpt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3571
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
dc.subjectCinema de Weimarpt_PT
dc.subjectTerceiro Reichpt_PT
dc.subjectPoderpt_PT
dc.subjectNationalcharakterpt_PT
dc.subjectWeimar cinemapt_PT
dc.subjectThird Reichpt_PT
dc.subjectPowerpt_PT
dc.subjectNationalcharakterpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleCinema de Weimar até ao 3º Reich: Poder e “Nationalcharakter”pt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage57pt_PT
oaire.citation.startPage41pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Cinema de Weimar até ao 3º Reich Poder e “Nationalcharakter”.pdf
Size:
1.44 MB
Format:
Adobe Portable Document Format