Repository logo
 
Publication

Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem

dc.contributor.authorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.date.accessioned2017-01-20T10:13:15Z
dc.date.available2017-01-20T10:13:15Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractNeste artigo apresentamos a concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem promotor do sucesso académico, bem como do bem-estar pessoal e escolar. Cada conteúdo de aprendizagem utiliza uma estratégia com 8 estádios: Pré-teste e Contrato, Descrição, Modelação, Prática Verbal, Prática Controlada e Feedback, Prática Avançada e Feedback, Pós-teste e Contratos, e Generalização. Trata-se dum estudo quasi-experimental, com pré e pós-teste, grupo experimental e de controlo. Avaliou-se o efeito do programa na (a) compreensão e expressão verbal; (b) aproveitamento escolar; (c) auto-estima, hábitos de estudo; (d) atribuições causais do sucesso; e (e) opiniões dos professores. O GE (n=110) melhorou significativamente comparativamente ao GC (n=99) indicando que o Programa traz benefícios escolares e pessoais aos estudantes portugueses.pt_PT
dc.description.abstractThis article presents a Learning Strategies Program developed to provide academic success as well as personal well-being. Each content of learning is based on a strategy with 8 stages: Pre-test and Contract, Description, Modeling, Verbal Practice, Practice and Feedback Control, Advanced Practice and Feedback, Post-test and Contracts, and Generalization. This is a quasi-experimental design, with pre and post-test, an experimental group (n=110) and a control group (n=99). Its application was assessed on (a) reading and writing; (b) school achievement; (c) self-esteem and study methods; (c) school achievement causal attributions and, (e) opinion of the teachers. The EG improved significantly compared to the CG indicating that such Program can bring not only school performance benefits but also personal ones for Portuguese students.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPocinho, M. M. F. D. D. (2010). Psicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23 (2), 362-373.pt_PT
dc.identifier.issn0102-7972
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1345
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSpringerOpenpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectCogniçãopt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectEstratégiaspt_PT
dc.subjectSucesso escolarpt_PT
dc.subjectEnsino fundamentalpt_PT
dc.subjectCognitionpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectStrategiespt_PT
dc.subjectSchool achievementpt_PT
dc.subject9th Gradept_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titlePsicologia, cognição e sucesso escolar: concepção e validação dum programa de estratégias de aprendizagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage373pt_PT
oaire.citation.startPage362pt_PT
oaire.citation.titlePsicologia: Reflexão e Críticapt_PT
oaire.citation.volume23 (2)pt_PT
person.familyNamePocinho
person.givenNameMargarida
person.identifier972371
person.identifier.ciencia-id8517-F21F-9761
person.identifier.orcid0000-0002-9898-7143
person.identifier.ridO-4997-2014
person.identifier.scopus-author-id27067906600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicatione4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverye4c874fa-6353-45ee-9f8d-bd3a9db08fd8

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MargaridaPocinhoPsicologia cognição.pdf
Size:
72.42 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: