Publication
Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Correia, Fernando Luís de Sousa | |
| dc.contributor.author | Fernandes, Liliana Maria Lopes Gomes | |
| dc.date.accessioned | 2016-03-09T11:26:59Z | |
| dc.date.available | 2016-04-10T00:30:09Z | |
| dc.date.issued | 2013-10 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório de estágio pretende dar a conhecer todo o trabalho realizado no âmbito da obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho incide sobre a investigação-ação praticada ao longo do estágio pedagógico realizado em dois contextos educativos, nomeadamente no 1.º Ciclo do Ensino Básico e na Educação Pré-escolar. O primeiro foi concretizado na Escola Básica com PréEscolar da Nazaré, na turma B do 2.º ano e o segundo no Infantário “O Girassol”, na Sala de Transição I. Com a investigação-ação pretendeu-se, no 1.º Ciclo, demonstrar quais as alternativas que os professores tipicamente tradicionais têm para tornar o processo de ensinoaprendizagem mais ativo, participativo e diversificado. No pré-escolar, ambicionou-se demonstrar como é que o educador pode promover o desenvolvimento da identidade pessoal das crianças, com momentos de aprendizagem inerentes a todas as áreas de conteúdo. Os estágios contaram com o reconhecimento das caraterísticas de cada contexto e com a reflexão sobre os momentos de aprendizagem planificados pela estagiária. Estes últimos incluem não só as atividades desenvolvidas dentro da sala, mas também, os projetos desenvolvidos com a comunidade educativa e a família, bem como as ações que foram desenvolvidas com os membros da instituição. Todo o processo de investigação surgiu de forma contínua, à semelhança de um ciclo, no desenrolar de quatro fases principais: planificar, agir, observar e refletir, revelando-se numa metodologia dinâmica e reflexiva, que promoveu a sucessiva adequação e melhoria de estratégias. Neste documento, apresentam-se as opções pedagógicas adotadas na prática, as ações desenvolvidas na instituição educativa, as notas de campo e os registos efetuados como suporte da observação participada bem como as avaliações realizadas com o objetivo de verificar os efeitos das estratégias na aprendizagem. O relatório termina com algumas considerações finais acerca dos resultados da investigação-ação, bem como com uma referenciação dos aspetos valorizados na construção da profissão docente, adquiridos com o estágio pedagógico. | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1088 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Investigação-ação | pt_PT |
| dc.subject | Reflexão | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem ativa | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.subject | . | pt_PT |
| dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.title | Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Relatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
