Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
9.39 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório procura divulgar as práticas pedagógicas desenvolvidas no
infantário “O Girassol” e na Escola Básica com Pré-Escolar da Nazaré, práticas
desenvolvidas de acordo com o plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e
Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade da Madeira.
Em cada valência procedeu-se à planificação semanal das atividades, desenvolvendo-se
posteriormente uma reflexão, com bases teóricas, que procurou fundamentar/esclarecer as
intervenções desenvolvidas à luz das teorias atuais de educação e de acordo com as nossas
conceções pedagógicas. As práticas iniciaram-se com uma observação participante que nos
permitiu verificar/constatar alguns dos problemas/dificuldades das crianças/alunos.
Posteriormente à definição das estratégias/metodologias de intervenção, optou-se, na
valência de creche, por realizar uma avaliação semanal com o intuito de verificar se o grupo
se encontrava a desenvolver/trabalhar as dificuldades/problemas detetados. Já no 1.º Ciclo,
procurou-se desmistificar o chavão da avaliação, procedendo-se à verificação dos
conhecimentos com o recurso a estratégias lúdico didáticas.
Description
Keywords
Bem-estar Implicação Aprendizagens ativas Aprendizagens significativas Cooperação Grupos heterogéneos Avaliação Prática pedagógica Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Centro de Ciências Sociais