Publication
Aprender a ser crítico com a matemática: educação matemática crítica na sala de aula
| dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
| dc.contributor.author | Gonçalves, Maria Fátima Oliveira dos Reis | |
| dc.date.accessioned | 2015-01-06T14:10:00Z | |
| dc.date.available | 2015-01-06T14:10:00Z | |
| dc.date.issued | 2014-01 | |
| dc.date.submitted | 2015-01-06 | |
| dc.description.abstract | A educação é uma práxis social presente em diferentes lugares e instantes da vida em sociedade. A Educação Matemática pretende contribuir para o total desenvolvimento de conhecimentos e de competências nos indivíduos de forma a torná-los cidadãos críticos, responsáveis e autónomos, capazes de participarem livre e ativamente na sociedade. Este estudo teve por objetivo compreender como é que a Educação Matemática Crítica contribui para formar alunos participativos, críticos e responsáveis, capazes de analisar, perceber e desmistificar algumas situações do nosso quotidiano, por exemplo promoções e publicidades, presentes na nossa sociedade. Sendo este problema definido de forma global, surge a necessidade de o fracionar em duas questões: 1) como pode a Educação Matemática Crítica contribuir para o “empowerment1” dos alunos com a matemática?; 2) como pode a Educação Matemática Crítica contribuir para que os alunos desenvolvam competências matemáticas e sociais que lhes permita analisar, perceber e desmistificar situações do dia a dia? 1 A noção de “empowerment” está discutida no capítulo II deste trabalho. Para analisar/discutir estas questões, escolheu-se uma metodologia de investigação de natureza qualitativa, em que a principal agente de recolha de dados foi a investigadora e que a mesma foi feita no ambiente natural de sala de aula. Adotou-se, ainda como método, a observação participante. É importante referir que os documentos de análise são constituídos pelos trabalhos escritos dos alunos, onde importou mais o processo que propriamente o resultado final. A tarefa apresentada aos alunos teve por base um panfleto publicitário sobre promoções de uma rede de hipermercados, de maneira a promover uma análise crítica, por parte dos alunos, desta situação aliada a várias competências transversais e de conteúdos como a proporcionalidade direta: percentagens e regra de três simples, próprios do programa da disciplina de matemática. Da observação feita, verificou-se que os alunos, ao analisarem criticamente a situação proposta, enveredaram por duas perspetivas: numa primeira fase sobre o que dizia o seu entendimento (senso comum) e, após debate em grande grupo, tendo em conta a matemática. Os resultados do estudo mostraram que é possível desenvolver uma prática pedagógica que valorize os aspetos da Educação Matemática Crítica, isto é, permite iv aprofundar os saberes matemáticos e ampliar o espírito crítico nos alunos permitindo-lhes participar livre e ativamente na sociedade de que fazem parte. | por |
| dc.identifier.tid | 201157055 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/675 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Educação | por |
| dc.subject | Educação matemática | por |
| dc.subject | Educação matemática crítica | por |
| dc.subject | Entendimento | por |
| dc.subject | Cidadãos responsáveis | por |
| dc.subject | Particitipativos e críticos | por |
| dc.subject | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
| dc.subject | . | por |
| dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
| dc.title | Aprender a ser crítico com a matemática: educação matemática crítica na sala de aula | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.discipline | Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
| thesis.degree.level | Mestre | por |
| thesis.degree.name | Mestrado em Ensino da Matemática no 3.º Ciclo do Ensino Básico e Secundário | por |
