Publication
Robótica educacional: uma metodologia educacional no estudo de funções de 7º ano
dc.contributor.advisor | Fernandes, Elsa Maria dos Santos | |
dc.contributor.author | Andrade, Fátima José Silva | |
dc.date.accessioned | 2013-04-23T10:15:39Z | |
dc.date.available | 2013-04-23T10:15:39Z | |
dc.date.issued | 2013-04-23 | |
dc.date.submitted | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente estudo foi baseado na introdução de robots no ensino da Matemática, mais propriamente no desenvolvimento da aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos em contexto de sala de aula. Os robots foram utilizados como elementos mediadores entre o aluno e a Matemática. A introdução da robótica na educação é aplicada com o objectivo de aumentar o rendimento e o grau de aprendizagem dos alunos. Este método de ensino é designado de Robótica Educacional ou Pedagógica. A investigação recaiu sobre o estudo das funções de 7º ano de escolaridade sendo desenvolvido em duas turmas. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurarei descrever, analisar e compreender a actividade desenvolvida pelos alunos ao longo da realização das tarefas. O estudo foi baseado em três tarefas, uma de carácter introdutório e as outras duas recaindo sobre a noção de função e conceito de proporcionalidade como função. O desenvolvimento de tarefas através da utilização de robots desencadeou em grande parte dos alunos uma maior motivação e cooperação, levando ao que muitos autores chamam de conhecimento como construção. Este conhecimento é adquirido pelo aluno por meio de um trabalho activo de acção e reflexão. Os conceitos trabalhados são aprendidos de uma forma significativa e dificilmente será esquecida ao longo do seu percurso escolar. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/375 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Robots no ensino da matemática | por |
dc.subject | Noção de função | por |
dc.subject | Conhecimento por construção | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Exatas e da Engenharia | por |
dc.title | Robótica educacional: uma metodologia educacional no estudo de funções de 7º ano | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ciências Exatas e Engenharia | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em ensino de Matemática no 3º ciclo e secundário | por |