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A prostituição de luxo: uma construção cultural

datacite.subject.fosHumanidades::Outras Humanidadespt_PT
dc.contributor.advisorPinheiro, Cristina Maria Nascimento Guerra dos Santos
dc.contributor.advisorFernandes, José Sílvio Moreira
dc.contributor.authorCapelo, Tatiana Raquel Abreu Freitas
dc.date.accessioned2018-03-21T10:25:19Z
dc.date.available2018-04-21T00:30:09Z
dc.date.issued2016-09-22
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo a análise cultural da prostituição a nível ocidental, mais precisamente em épocas passadas como a Antiguidade Clássica, a Idade Média, e o Renascimento, e na atualidade. Com o estudo destas épocas pretendeu-se demonstrar a evolução negativa que a atividade e as suas profissionais sofreram, de uma profissão considerada aceite para uma atividade marginal e criminalizada. Dentro de cada cultura estudada, deu-se particular atenção à evolução do fenómeno da prostituição de luxo feminina, apresentando em cada época histórias de vida das suas intervenientes de forma a analisar a justificação que aí se apresenta para esta escolha de vida. O mundo da prostituição de luxo é muito complexo. Fugindo às imagens estereotipadas e negativas ligadas às profissionais do comércio do sexo, as prostitutas que trabalham num contexto económico e social elevado revelam-se, por norma, como mulheres instruídas, cultas, bonitas, sofisticadas, sem problemas afetivos ou familiares. Muitas vezes, escolhem a atividade da prostituição não por falta de alternativas, mas como uma opção lógica para o seu modo de vida. Contudo, esta não foi uma realidade para todas as profissionais desta indústria em todas as épocas estudadas, tendo em conta que o contexto social, político e cultural é completamente diferente em todas elas. Recorremos também à análise de anúncios publicitários de produtos do quotidiano em comparação com anúncios de prostitutas de luxo. Com estes pretendeu-se demonstrar que este meio de comunicação utilizando a imagem da mulher e do seu corpo, nas mais diversas metáforas consumistas, transforma-a num objeto sexual a ser desejado e consumido, como as mulheres que encontramos nos anúncios das prostitutas de luxo. Foi criada, como componente prática desta investigação, uma galeria virtual (website). Este website contem imagens que retratam as personagens, as histórias e as épocas estudadas. Inclui, de igual forma, um levantamento de artigos, notícias, depoimentos, reportagens e documentários sobre a prostituição na atualidade, e em particular sobre a prostituição de luxo e suas intervenientes.pt_PT
dc.description.abstractThis research aims to provide a cultural analysis of prostitution in the West, more precisely in past ages such as the Classical Antiquity, the Middle Ages and the Renaissance, as well as nowadays. The study of these ages intended to show the negative evolution that the activity and their professionals suffered, shifting from an acceptable activity to a marginal and criminalized one. In each studied culture, it was given special attention to the evolution of the phenomenon of female escort service, presenting in each era participants’ life stories, in order to analyse their explanation to this life choice. The world of escort service is a very complex one. Apart from the stereotyped and negative images related to the sex trade professionals, prostitutes that work in a high economic and social contexts generally prove to be educated, cultivated, beautiful and sophisticated women, with no affective or family problems. Many times, they choose this activity as a logical option to their lifestyle and not for lack of alternatives. However, this was not a reality for all the professionals of this industry in all the studied ages, bearing in mind that the social, political and cultural contexts are completely different in all of them. Advertisements of products used in everyday life were analysed, in comparison with advertisements of escorts. The aim was to show that this media uses the image of women and their body, in the most diverse consumerist metaphors, transforming her in a sex object to be desired and consumed like the women that are found in the escorts’ advertisements. It was created, as a practical component of this research, a virtual gallery (website). This website contains images that portrait the characters, the stories and the studied ages. Furthermore, it includes a gathering of articles, news, testimonies, reports and documentaries about prostitution nowadays and, in particular, about the escort service and its participants.pt_PT
dc.identifier.tid201852896pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1865
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectProstituiçãopt_PT
dc.subjectAntiguidade clássicapt_PT
dc.subjectIdade Médiapt_PT
dc.subjectRenascimentopt_PT
dc.subjectAtualidadept_PT
dc.subjectProstituição de luxopt_PT
dc.subjectAnúnciospt_PT
dc.subjectObjeto sexualpt_PT
dc.subjectProstitutionpt_PT
dc.subjectClassical Antiquitypt_PT
dc.subjectMiddle Agespt_PT
dc.subjectRenaissancept_PT
dc.subjectNowadayspt_PT
dc.subjectEscort servicept_PT
dc.subjectAdvertisementspt_PT
dc.subjectSex objectpt_PT
dc.subjectGestão Culturalpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleA prostituição de luxo: uma construção culturalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão Culturalpt_PT

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