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Physiopad: development of a non-invasive game controller toolkit to study physiological responses for Game User Research

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapt_PT
dc.contributor.advisorBadia, Sergi Bermudez i
dc.contributor.authorRodrigues, Diogo Cró
dc.date.accessioned2018-07-02T10:59:00Z
dc.date.available2018-07-02T10:59:00Z
dc.date.issued2018-03-23
dc.description.abstractOs jogos afectivos usam as respostas fisiológicas do jogador para criar um ambiente adequado ao estado emocional do utilizador. A investigação destes jogos tem sido explorada nos últimos anos. Estas experiências, contudo, ainda requerem sistemas complexos e difíceis de utilizar. Nesta dissertação, é proposta a construção de um dispositivo capaz de ler dados fisiológicos de forma não invasiva e que seja de fácil utilização. Este aparelho faz a leitura do ritmo cardíaco e dos níveis de excitação do jogador, além disso foi criado um software para interligar com o dispositivo. Utilizando um comando da PlayStation 3 e um BITalino, o dispositivo é capaz de fazer a aquisição do sinal PPG e sinal EDA durante o jogo. O software analisa os sinais do comando, calcula o ritmo cardíaco e mede os níveis de excitação em tempo real. Foi realizada uma experiência utilizando biofeedback positivo e negativo, com o objectivo de testar a integração entre o software e o hardware. Não será no imediato que os dispositivos deste género sejam disponibilizados comercialmente. Os resultados são, no entanto, promissores. O cálculo do ritmo cardíaco em tempo real tem apenas uma diferença de 5 batimentos por minuto em relação ao ritmo cardíaco real do jogador. Apesar de os testes com o EDA serem inconclusivos, pode-se verificar que foi possível construir um sistema para ler os dados fisiológicos sendo mais económico do que os seus pares, sem comprometer a fiabilidade dos dados.pt_PT
dc.description.abstractAffective games are a genre of games that use the physiological responses from the player to adapt the gameplay to a more enjoyable emotional state and experience. Physiological responses and affective games have been studied vastly over the years. However, the setups used in these interventions are very intrusive and are complex to set up. In this project, it is purposed to build a non-invasive and easy-to-set-up toolkit that records physiological data. This toolkit records the player's heart rate and arousal levels and was decomposed into software and hardware. Using a PS3 game controller replica and a BITalino, a physiological game controller which can record heart rate and arousal during gameplay was built. The software interfaces with the gamepad, processes the physiological signals and sends this information to the game. An experiment with a positive biofeedback condition and negative biofeedback condition was conducted. This experiment showed that even though more work must be done until these type of devices could be commercially available, the results are promising. This toolkit’s heart rate values, when compared with other more traditional acquisition devices, were very similar, being on average only 5 BMP lower than the actual heart rate, proving that is possible to build more affordable non-invasive physiological hardware without compromising the signal's accuracy.pt_PT
dc.identifier.tid201908646pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1998
dc.language.isoengpt_PT
dc.subjectJogos afectivospt_PT
dc.subjectJogos adaptivospt_PT
dc.subjectComando biofeedbackpt_PT
dc.subjectToolkitpt_PT
dc.subjectInvestigação de jogospt_PT
dc.subjectAffective gamespt_PT
dc.subjectAdaptive gamespt_PT
dc.subjectBiofeedback controllerpt_PT
dc.subjectGame user researchpt_PT
dc.subjectComputer Engineeringpt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titlePhysiopad: development of a non-invasive game controller toolkit to study physiological responses for Game User Researchpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameThesis to obtain a master’s degree in Computer Engineeringpt_PT

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