Repository logo
 
Publication

Escola Projeto Âncora: uma ponte para a inovação pedagógica no Brasil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorFraga, Nuno Miguel da Silva
dc.contributor.advisorSucci, Maria Adalgiza Albuquerque
dc.contributor.authorSilva, Josineide Teotonia da
dc.date.accessioned2018-07-02T09:28:36Z
dc.date.available2018-07-02T09:28:36Z
dc.date.issued2018-05-08
dc.description.abstractA presente pesquisa investigou a Escola Projeto Âncora, localizada na Rua Estrada Municipal Walter Steurer, 1239, Cotia, no Estado de São Paulo, Brasil que segue as características da Escola da Ponte em Portugal. Implantada em solo brasileiro em 1995, como Cidade Âncora por Walter Steurer que em 2011 agregou ideias do Professor José Francisco de Almeida Pacheco (idealizador do Projeto Fazer a Ponte, da Escola da Ponte). Este novo jeito de fazer escola se consolidou se apropriando de autores brasileiros e se adaptou ao que foi encontrado como matéria prima. Com isso, o modelo foi se afastando da sua fonte de inspiração, a Escola da Ponte e ganhou a própria identidade, se tonando a Escola Projeto Âncora. Na atualidade, atrai muitos pesquisadores e olhares de curiosos. Esta nova configuração de escola tem trazido inquietação, pois rompe o modelo tradicional e nos traz a perspectiva de uma possível Inovação Pedagógica no território brasileiro. Pois, a relação que desenvolve com a aprendizagem conta com dispositivos que tem como principal ferramenta, o desenvolvimento da autonomia, da democracia e do desenvolvimento de valores que facilitam a relação e o respeito ao outro, rompendo com o modelo fabril implantado em nossas escolas públicas e privadas. Para desenvolver esta pesquisa, utilizamos estudos baseados em bibliografias de autores que embasam o processo de Inovação Pedagógica, tais como: Carlos Fino, John Dewey, Alvin Toffler, Paulo Freire, dentre outros. Esta pesquisa está caracterizada como investigação qualitativa, de cunho etnográfico, com o objetivo de averiguar se existe Inovação Pedagógica na Escola Projeto Âncorapt_PT
dc.description.abstractThe present research investigated the Escola Projeto Âncora, located at Walter Steurer Municipal Road Street, 1239, Cotia, in the State of São Paulo, Brazil, which follows the characteristics of the Escola da Ponte in Portugal. Implanted in Brazilian soil in 1995, as an Anchor City by Walter Steurer who in 2011 added ideas from Professor José Francisco de Almeida Pacheco (creator of the Bridge Making Project). This new way of doing school was consolidated by appropriating Brazilian authors and adapted to what was found as raw material. With this, the model was moving away from its source of inspiration, the School of the Bridge and gained its own identity, if tonando the Escola Projeto Âncora. Which at present, attracts many researchers and curious looks. This new configuration of school has brought about uneasiness, since it breaks the traditional model and brings us the perspective of a possible Pedagogical Innovation in the Brazilian territory. For, the relation that develops with the learning counts on devices that have as main tool, the development of the autonomy, of the democracy and the development of values that facilitate the relation and the respect to the other, breaking with the factory model implanted in our public schools and private. To develop this research, we use studies based on bibliographies of authors that support the Pedagogical Innovation process, such as: Carlos Fino, John Dewey, Alvin Toffler, Paulo Freire, among others. This research is characterized as an ethnographic qualitative research, with the objective of ascertaining if there is Pedagogical Innovation in the Escola Projeto Âncora.pt_PT
dc.identifier.tid201914409pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1997
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectInovação pedagógicapt_PT
dc.subjectConstrucionismopt_PT
dc.subjectEscola da Pontept_PT
dc.subjectEscola Projeto Âncorapt_PT
dc.subjectEstudo de caso etnográficopt_PT
dc.subjectPedagogical innovationpt_PT
dc.subjectConstructionpt_PT
dc.subjectEthnographic case studypt_PT
dc.subjectCiências da Educação - Inovação Pedagógicapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleEscola Projeto Âncora: uma ponte para a inovação pedagógica no Brasilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameDissertação apresentada ao Conselho Científico da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial para a obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoJosineideSilva.pdf
Size:
2.51 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: