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Objetos concretos: prática de inovação pedagógica na aprendizagem matemática?
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha | |
dc.contributor.advisor | Pontes, Maria Gilvanise de Oliveira | |
dc.contributor.author | Souza, Mary Simone Paixão de Araújo | |
dc.date.accessioned | 2016-03-17T14:16:28Z | |
dc.date.available | 2016-04-18T00:30:10Z | |
dc.date.issued | 2016-01-11 | |
dc.description.abstract | Este estudo tem a intenção de descrever, entender e explicar processo deaprendizagem de uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental I, com proposta de utilizar objetos concretos na aprendizagem matemática, no qual procurou desvendar à luz da concepção de inovação de que maneira esses objetos constituem uma instigação à Inovação pedagógica. Mediante aos padrões culturais da turma pretende-se conhecer e verificar o impacto desta proposta, no cotidiano dos alunos, por meiodos saberes de cada um envolvidos. Uma vez que, é visível a complexidade e a desmotivação que o aluno do ensino fundamental I apresenta com a Matemática. A necessidade de tornar a aula mais interessante e motivadora é uma inquietação constante do professor, no qual a dissertação investiga a importância dos objetos concretos, sua funcionalidade e aplicabilidade, de modo que possa facilitar a aprendizagem, bem como, proporcionar subsídios para que o aluno desenvolva estratégias significativas e inovadoras, melhorando assim, a qualidade do aprendizado matemático e seja capaz de criar situações que promovam a curiosidade, a instigação e a busca de resoluções, possibilitando no seu cotidiano empregar o conhecimento científico. O estudo tem como alusão a construção do pensamento crítico dos alunos a partir das concepções trabalhadas na sala de aula. Nessa acepção, a presente investigação insere-se numa abordagem qualitativa, de caráter etnográfico. Desenvolve-se por intermédio da investigadora com a turma, com vista à descrição da realidade estudada, seus padrões culturais e significativos, visando a compreensão do ambiente analisado. Através dos recursos como a observação participante, a entrevista e os documentos foi possível o recolhimento de dados durante a estadia no contexto do estudo. As conclusões desta investigação apontam de certa forma para a interatividade e a compreensão de certos conceitos matemáticos, mas não induz a autonomia dos alunos, o seu projeto de vida, ou seja, não perfigura um desafio à Inovação Pedagógica. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201917548 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1100 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Objetos concretos | pt_PT |
dc.subject | Inovação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem matemática | pt_PT |
dc.subject | Etnografia | pt_PT |
dc.subject | Ciências da Educação - Inovação Pedagógica | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | pt_PT |
dc.title | Objetos concretos: prática de inovação pedagógica na aprendizagem matemática? | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Dissertação apresentada ao Conselho Científico do Centro de Competência de Ciências Sociais da Universidade da Madeira, como requisito parcial paraa obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação | pt_PT |