Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPereira, Maria Gorete Gonçalves Rocha
dc.contributor.authorFreitas, Ana Cristina Gouveia
dc.date.accessioned2016-01-20T12:07:34Z
dc.date.available2016-02-21T01:30:10Z
dc.date.issued2014-06
dc.description.abstractO presente relatório traduz o desenvolvimento do estágio pedagógico decorrente numa sala de Pré-Escolar, com um grupo de crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos, na EB1/PE da Lombada, situada no concelho do Funchal. Este visa apresentar, de forma reflexiva, a prática pedagógica no contexto de Educação PréEscolar. A prática pedagógica desenvolvida assentou em distintos pressupostos teóricopráticos de forma a dar resposta aos interesses e necessidades das crianças. Neste sentido, a essência deste trabalho tem por base uma constante reflexão e avaliação das práticas efetivadas, refletindo-se assim num melhoramento da ação educativa. Salientese que esta foi sustentada pela adoção de uma metodologia de investigação-ação, a qual prevê uma atitude reflexiva e investigadora de modo a proporcionar uma intervenção adequada e de qualidade. A recolha de dados relativos ao contexto educativo e às caraterísticas das crianças verificou-se através da utilização de dois instrumentos de recolha de dados, nomeadamente a observação participante e a análise de documentos, que desempenharam um papel essencial no ajustamento da intervenção pedagógica e posterior avaliação. A intervenção pedagógica integrou o planeamento; o desenvolvimento da ação, com base numa perspetiva construtivista e ativa da aprendizagem, de acordo com as caraterísticas do grupo; a intervenção e relação com a comunidade escolar, e a avaliação da intencionalidade pedagógica. O relatório apresenta-se estruturado em três capítulos, privilegiando a concordância entre o enquadramento teórico, metodológico e a prática. Conclui-se que uma atitude reflexiva é a essência da aprendizagem profissional docente e que a adoção do método de aprendizagem pela ação se reflete positivamente no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1007
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectCriançaspt_PT
dc.subjectInvestigação-açãopt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.subjectAvaliaçãopt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispt_PT
dc.titleRelatório de estágio para obtenção do grau de mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoCristinaFreitas.pdf
Size:
2.7 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: