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Ferramentas interativas na reabilitação cognitiva pós-AVC: RehabCity

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Maria Luísa Pereira
dc.contributor.advisorBadia, Sergi Bermúdez
dc.contributor.authorAndrade, Andreia Carina Abreu
dc.date.accessioned2016-12-21T12:06:12Z
dc.date.available2017-01-21T01:30:10Z
dc.date.issued2014-10
dc.description.abstractO acidente vascular cerebral (AVC) é uma das doenças com mais mortalidade e morbilidade em todo o mundo, provocando danos neurológicos, que podem influenciar a capacidade motora e cognitiva, tendo grandes repercussões na qualidade de vida do individuo bem como para os seus familiares e cuidadores. É importante não descurar da reabilitação cognitiva, pois esta é tão importante quanto a reabilitação motora. A reabilitação irá potenciar toda e qualquer oportunidade de recuperar a sua independência quer a nível social quer nas suas atividades de vida diária (AVD), ou seja tem por objetivo recuperar ou estimular as capacidades funcionais do indivíduo. Este estudo tem por objetivo avaliar a eficácia da realidade virtual (RV) na reabilitação cognitiva de vítimas de AVC. Neste sentido e recorrendo às potencialidades da RV, criou-se um ambiente virtual ecologicamente válido, que simula AVD´s: a RehabCity. Para avaliar a eficácia deste ambiente virtual efetuou-se uma avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção recorrendo a instrumentos que permitem uma avaliação da capacidade cognitiva. Recorreu-se a uma amostra de dezoito participantes, dividida em dois grupos, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo o grupo de experimental alvo de uma intervenção com a RV enquanto o grupo de controlo com uma intervenção tradicional. Os resultados obtidos na avaliação cognitiva entre a pré e pós-intervenção permite-nos afirmar que de facto a RehabCity teve um impacto positivo no grupo experimental, pois observou-se ganhos significativos ao contrário do grupo de controlo que não apresentou melhorias significativas entre a pré e pós-intervenção. Estes resultados, confirma-se que os ambientes virtuais têm um impacto no processo de reabilitação cognitiva. Neste sentido, é importante se instaurar novos métodos de reabilitação cognitiva nos centros de reabilitação, de modo a potencializar e recuperar as funções cognitivas afetadas e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos indivíduos vítimas de AVC.pt_PT
dc.identifier.tid201597659
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1316
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectPsicologiapt_PT
dc.subjectAcidente vascular cerebralpt_PT
dc.subjectReabilitaçãopt_PT
dc.subjectPós-AVCpt_PT
dc.subjectRealidade virtualpt_PT
dc.subjectFunções executivaspt_PT
dc.subjectVida quotidianapt_PT
dc.subjectAtividades de vida diáriapt_PT
dc.subjectAVD'spt_PT
dc.subjectRehabCitypt_PT
dc.subjectReabilitação cognitivapt_PT
dc.subjectPsicologia da Educaçãopt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleFerramentas interativas na reabilitação cognitiva pós-AVC: RehabCitypt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopt_PT

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