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Ferramentas interativas na reabilitação cognitiva pós-AVC: RehabCity
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Psicologia | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Soares, Maria Luísa Pereira | |
dc.contributor.advisor | Badia, Sergi Bermúdez | |
dc.contributor.author | Andrade, Andreia Carina Abreu | |
dc.date.accessioned | 2016-12-21T12:06:12Z | |
dc.date.available | 2017-01-21T01:30:10Z | |
dc.date.issued | 2014-10 | |
dc.description.abstract | O acidente vascular cerebral (AVC) é uma das doenças com mais mortalidade e morbilidade em todo o mundo, provocando danos neurológicos, que podem influenciar a capacidade motora e cognitiva, tendo grandes repercussões na qualidade de vida do individuo bem como para os seus familiares e cuidadores. É importante não descurar da reabilitação cognitiva, pois esta é tão importante quanto a reabilitação motora. A reabilitação irá potenciar toda e qualquer oportunidade de recuperar a sua independência quer a nível social quer nas suas atividades de vida diária (AVD), ou seja tem por objetivo recuperar ou estimular as capacidades funcionais do indivíduo. Este estudo tem por objetivo avaliar a eficácia da realidade virtual (RV) na reabilitação cognitiva de vítimas de AVC. Neste sentido e recorrendo às potencialidades da RV, criou-se um ambiente virtual ecologicamente válido, que simula AVD´s: a RehabCity. Para avaliar a eficácia deste ambiente virtual efetuou-se uma avaliação neuropsicológica pré e pós-intervenção recorrendo a instrumentos que permitem uma avaliação da capacidade cognitiva. Recorreu-se a uma amostra de dezoito participantes, dividida em dois grupos, o grupo experimental e o grupo de controlo, sendo o grupo de experimental alvo de uma intervenção com a RV enquanto o grupo de controlo com uma intervenção tradicional. Os resultados obtidos na avaliação cognitiva entre a pré e pós-intervenção permite-nos afirmar que de facto a RehabCity teve um impacto positivo no grupo experimental, pois observou-se ganhos significativos ao contrário do grupo de controlo que não apresentou melhorias significativas entre a pré e pós-intervenção. Estes resultados, confirma-se que os ambientes virtuais têm um impacto no processo de reabilitação cognitiva. Neste sentido, é importante se instaurar novos métodos de reabilitação cognitiva nos centros de reabilitação, de modo a potencializar e recuperar as funções cognitivas afetadas e consequentemente melhorar a qualidade de vida dos indivíduos vítimas de AVC. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201597659 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1316 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Psicologia | pt_PT |
dc.subject | Acidente vascular cerebral | pt_PT |
dc.subject | Reabilitação | pt_PT |
dc.subject | Pós-AVC | pt_PT |
dc.subject | Realidade virtual | pt_PT |
dc.subject | Funções executivas | pt_PT |
dc.subject | Vida quotidiana | pt_PT |
dc.subject | Atividades de vida diária | pt_PT |
dc.subject | AVD's | pt_PT |
dc.subject | RehabCity | pt_PT |
dc.subject | Reabilitação cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Psicologia da Educação | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Ferramentas interativas na reabilitação cognitiva pós-AVC: RehabCity | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Psicologia da Educação | pt_PT |