Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Brincar: coisa (séria) de crianças

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Brincar coisa (séria) de criançasGuidaMendes.pdf460.54 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Brincar é um dos eixos dominantes das culturas da infância, constituindo-se como parte essencial das orientações curriculares para a educação pré-escolar (OCEPE) e um traço dominante das pedagogias ativas. Com este trabalho, pretende-se perceber o quotidiano das crianças no contexto de educação de infância (EI), pelas suas vozes. Fez-se um estudo de caso de cariz etnográfico, enquadrado no paradigma da metodologia qualitativa de investigação, com recurso à observação participante e a entrevistas às crianças. A análise interpretativa direta das informações recolhidas revelou que as crianças gostam de “brincar” de preferência na “rua”, de “trabalhar” para “aprender” e de “brincar” com os seus pares, mas não gostam “que os amigos batam”. Explora-se a possibilidade de uma pedagogia para a infância de escuta das crianças, refletindo sobre o modo como se intervém (ou não) na sua ação lúdica em contexto de EI.

Description

Keywords

Brincar Cultura lúdica Educação de infância Vozes das crianças . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Mendes, G. (2019). Brincar: coisa (séria) de crianças. In Educação, Cultura e Cidadania das Crianças: Livro de Atas do IV Seminário Luso-Brasileiro de Educação de Infância & I Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Infâncias e Educação (189-214). Aveiro: UA Editora.

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade de Aveiro Editora