Publication
Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico
dc.contributor.advisor | Brazão, José Paulo Gomes | |
dc.contributor.author | Jardim, Mónica Alexandra Marques | |
dc.date.accessioned | 2014-04-21T10:51:13Z | |
dc.date.available | 2014-04-21T10:51:13Z | |
dc.date.issued | 2014-04-21 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.description.abstract | Este relatório centraliza a ação pedagógica, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele congrega-se, numa primeira parte as considerações teóricas que se debruçam sobre a construção da identidade profissional docente como um processo contínuo e gradual, a reflexividade como uma condição necessária à prática, a investigação-ação como proposta de construção do conhecimento profissional docente, e as opções metodológicas que sustentaram toda a ação; e numa segunda parte as práticas pedagógicas, resultantes dos estágios efetivados em duas Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do concelho do Funchal. O levantamento de dados relativos aos contextos educativos e às características das crianças foram realizados através da utilização de vários instrumentos de recolha de dados que desempenharam um importante papel no ajustamento da práxis e na posterior avaliação, sendo eles, a observação, a coleta de artefactos, a análise documental e as notas de campo. Estas duas intervenções englobaram o planeamento; o desenvolvimento da ação, com base numa perspetiva construtivista e ativa da aprendizagem e em conformidade com as características do grupo/turma; a adoção de uma metodologia de investigação-ação como cerne de todo o processo pedagógico numa atitude reflexiva perante a prática; a relação com as famílias e comunidade, e a avaliação do impacto da intencionalidade pedagógica, e também, de uma criança em particular, no que concerne à Educação Pré-Escolar. Conclui-se que uma atitude reflexiva é a essência da aprendizagem profissional docente e que a adoção de pedagogias participativas tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.tid | 201179067 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/582 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar | por |
dc.subject | 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | Investigação-ação | por |
dc.subject | Atitude reflexiva | por |
dc.subject | Pedagogias participativas | por |
dc.subject | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | por |
dc.title | Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |
thesis.degree.level | Mestrado | por |
thesis.degree.name | Relatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | por |