Repository logo
 
Publication

Relatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorBrazão, José Paulo Gomes
dc.contributor.authorJardim, Mónica Alexandra Marques
dc.date.accessioned2014-04-21T10:51:13Z
dc.date.available2014-04-21T10:51:13Z
dc.date.issued2014-04-21
dc.date.submitted2013
dc.description.abstractEste relatório centraliza a ação pedagógica, desenvolvida em contexto de Educação Pré-escolar e de Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nele congrega-se, numa primeira parte as considerações teóricas que se debruçam sobre a construção da identidade profissional docente como um processo contínuo e gradual, a reflexividade como uma condição necessária à prática, a investigação-ação como proposta de construção do conhecimento profissional docente, e as opções metodológicas que sustentaram toda a ação; e numa segunda parte as práticas pedagógicas, resultantes dos estágios efetivados em duas Escolas Básicas do 1.º Ciclo com Pré-Escolar do concelho do Funchal. O levantamento de dados relativos aos contextos educativos e às características das crianças foram realizados através da utilização de vários instrumentos de recolha de dados que desempenharam um importante papel no ajustamento da práxis e na posterior avaliação, sendo eles, a observação, a coleta de artefactos, a análise documental e as notas de campo. Estas duas intervenções englobaram o planeamento; o desenvolvimento da ação, com base numa perspetiva construtivista e ativa da aprendizagem e em conformidade com as características do grupo/turma; a adoção de uma metodologia de investigação-ação como cerne de todo o processo pedagógico numa atitude reflexiva perante a prática; a relação com as famílias e comunidade, e a avaliação do impacto da intencionalidade pedagógica, e também, de uma criança em particular, no que concerne à Educação Pré-Escolar. Conclui-se que uma atitude reflexiva é a essência da aprendizagem profissional docente e que a adoção de pedagogias participativas tem efeitos positivos no desenvolvimento das crianças e no sucesso das suas aprendizagens.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.tid201179067
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/582
dc.language.isoporpor
dc.subjectEducação Pré-escolarpor
dc.subject1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subjectInvestigação-açãopor
dc.subjectAtitude reflexivapor
dc.subjectPedagogias participativaspor
dc.subjectEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Ciências Sociaispor
dc.titleRelatório de estágio para a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar e ensino do 1.º ciclo do ensino básicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineEducação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.nameRelatório de Estágio para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoMónicaJardim.pdf
Size:
4.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: