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Capacidades linguísticas em crianças em idade escolar (5 anos e 7 meses - 10 anos) no concelho do Funchal
datacite.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | pt_PT |
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Bazenga, Aline Maria Pinguinha França | |
dc.contributor.advisor | Marques, Ana Isabel Branco | |
dc.contributor.author | Aveiro, Marco António Franco Teixeira | |
dc.date.accessioned | 2016-06-23T10:34:52Z | |
dc.date.available | 2016-07-23T00:30:09Z | |
dc.date.issued | 2015-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo pretende articular conhecimentos entre a Terapia da Fala e a Linguística, através de uma investigação observacional. Tendo por componente empírica uma amostra constituída por 150 crianças em idade escolar (dos 5 anos e 7 meses aos 10 anos), sem dificuldades no desenvolvimento da linguagem e que frequentam escolas públicas do concelho do Funchal da ilha da Madeira, selecionadas de acordo com a localização, número total de alunos e ranking, procura-se avaliar o seu desempenho linguístico, através da aplicação da Grelha de Avaliação da Linguagem, nível escolar (GOL-E). Os resultados da análise quantitativa mostram que o desenvolvimento da linguagem das crianças madeirenses não se distancia dos valores percentuais observados em crianças continentais, nos vários domínios considerados na GOL-E - semântico, morfossintático e fonológico. Do ponto de vista qualitativo, constata-se o uso significativo de variantes linguísticas não padrão em português (verbo ir na 3ª pessoa do singular no presente do indicativo, assim como o uso do clítico se). Relativamente aos fatores que poderão influenciar o desenvolvimento da linguagem, podemos observar que a idade da criança, as habilitações literárias dos pais e o número de membros do agregado familiar são os mais importantes na variação do desenvolvimento da linguagem. Já no que concerne às variáveis não ordinais, nota-se significância estatística da influência do tipo de família, naturalidade do Professor e localização da escola. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201174316 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/1195 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Linguística | pt_PT |
dc.subject | Crianças em idade escolar | pt_PT |
dc.subject | Capacidades linguísticas | pt_PT |
dc.subject | Funchal, Madeira (Portugal) | pt_PT |
dc.subject | Capacidade cognitiva | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Variantes linguísticas | pt_PT |
dc.subject | Crianças | pt_PT |
dc.subject | GOL-E | pt_PT |
dc.subject | Variantes linguísticas não padrão do português | pt_PT |
dc.subject | Fatores que influenciam o desenvolvimento da linguagem | pt_PT |
dc.subject | Estudos Linguísticos e Culturais | pt_PT |
dc.subject | . | pt_PT |
dc.subject | Faculdade de Artes e Humanidades | pt_PT |
dc.title | Capacidades linguísticas em crianças em idade escolar (5 anos e 7 meses - 10 anos) no concelho do Funchal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Estudos Linguísticos e Culturais | pt_PT |