Repository logo
 
Publication

Aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma história com robots

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorFernandes, Elsa Maria dos Santos
dc.contributor.authorMartins, Sónia Matilde Pinto Correia
dc.date.accessioned2017-06-19T10:14:53Z
dc.date.available2017-07-19T00:30:09Z
dc.date.issued2016-11-21
dc.description.abstractTomando por base o entendimento de que a aprendizagem matemática é um fenómeno emergente da participação em práticas sociais e que aprender matemática implica a transformação dos alunos e das práticas nas quais estes se envolvem, foi formulado o seguinte problema de investigação: compreender a aprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos por alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, participando num projeto com robots. O enquadramento teórico da presente investigação assenta em duas teorias da aprendizagem – Teoria da Aprendizagem Situada (baseada nos trabalhos de Lave e Wenger) e Teoria da Atividade (nomeadamente a investigação levada a cabo pela 3.ª geração, instrumentalizada por Engeström). No domínio metodológico o estudo inclui uma componente empírica que envolveu um Cenário de Aprendizagem, desenhado no âmbito do projeto de investigação DROIDE II – Os Robots em Educação Matemática e Informática. O cenário envolveu duas turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico (2.º e 3.º anos de escolaridade) da mesma escola, trabalhando conjuntamente num projeto com robots da Lego Mindstorms. A análise dos dados seguiu um esquema analítico interpretativo, tendo sido portanto utilizadas técnicas e métodos qualitativos. Os resultados do estudo apontam para os contributos do uso de robots enquanto artefactos mediadores da aprendizagem matemática e para o seu papel estruturante na negociação de significados matemáticos pelos alunos. Além da importância assumida pelo robot neste cenário de aprendizagem, as conclusões do estudo apontam para a importância da metodologia de trabalho adotada. O design do cenário de aprendizagem assente na cooperação e interdisciplinaridade que caracterizou o projeto, a formação de grupos de trabalho com alunos de ambas as turmas, o posicionamento das professoras e da equipa de investigadores, a tomada de decisão negociada e o sentido de responsabilidade e responsabilização assumiram-se como motores impulsionadores das tarefas desenvolvidas, sendo sem dúvida aspetos estruturantes na aprendizagem matemática dos alunos.pt_PT
dc.description.abstractAssuming mathematics learning as an emergent phenomenon from participation in social practices and that learn mathematics implies the transformation from the students and from the practices in which they are engaged, it was defined the following investigation problem: understand the learning of mathematics topics and concepts by students from elementary school, when they participate in a project with robots. The theoretical framework from this investigation is based on two learning theories – The Situated Learning Theory (based in the works of Lave and Wenger) and the Activity Theory (namely the investigation made by the third generation, based in the works of Engeström). In the methodological field, this study includes an empirical component that involved a Learning Scenario, designed under the research project DROIDE II - Robots in Mathematics and Informatics Education. The learning scenario was designed involving two primary school classes (2nd and 3rd grade, 24 and 16 students, respectively) from the same school, working together in a project with robots, from Lego Mindstorms. The data analysis followed an interpretative scheme and because of that it was used qualitative techniques and methods. The results of the study point to the contributions of using robots as mediating artifacts on mathematics learning and its structuring role in the negotiation of mathematical meanings by the students. Despite the contributions that robots brought to this learning scenario, we cannot disregard the working methodology advocated. The design of the scenario based on cooperation and interdisciplinary activities that characterized the project, the heterogeneous working groups, with students from both classes, the positioning of teachers and researchers, the decision-making and the negotiated sense of responsibility and accountability were certainly aspects that potentiate students’ mathematics learning.pt_PT
dc.identifier.tid101385293pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/1562
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAprendizagem situadapt_PT
dc.subjectTeoria da atividadept_PT
dc.subjectRobotspt_PT
dc.subjectCenário de aprendizagempt_PT
dc.subjectEducação matemáticapt_PT
dc.subjectRobótica educativapt_PT
dc.subjectSituated learningpt_PT
dc.subjectActivity theorypt_PT
dc.subjectLearning scenariopt_PT
dc.subjectMathematics educationpt_PT
dc.subjectEducational roboticspt_PT
dc.subjectMatemática, especialidade de Ensino da Matemáticapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Ciências Exatas e da Engenhariapt_PT
dc.titleAprendizagem de tópicos e conceitos matemáticos no 1º Ciclo do Ensino Básico: uma história com robotspt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMartins
person.givenNameSónia
person.identifier.ciencia-id9611-2AAE-F51C
person.identifier.orcid0000-0001-8336-4165
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1008478e-81e1-48fa-9d3f-f292ef1304e9
thesis.degree.nameDoutoramento em Matemática, especialidade de Ensino da Matemáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
DoutoramentoSóniaMartins.pdf
Size:
1.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: