Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre em mestrado em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
MestradoAnaFreitas.pdf6.29 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Neste relatório, estão presentes os pressupostos metodológicos e teóricos que sustentaram toda a minha prática pedagógica desenvolvida no Infantário “O Girassol”, mais precisamente na valência de Creche, e na Escola Básica do 1º Ciclo com PréEscolar da Camacha com uma turma de 2º ano. Apresenta duas problemáticas encontradas em contexto de estágio, assim como estratégias que visaram a colmatação das mesmas. Na Creche a problemática relaciona-se com a dificuldade de adaptação de uma criança, e no 1º Ciclo com problemas de comportamento e atenção da turma em geral. Confere ainda metodologias que enriquecem a ação do professor, aperfeiçoando-a de modo a atingir os objetivos da educação. Privilegia a prática reflexiva, diferenciação pedagógica, investigação-ação e a aprendizagem cooperativa. Estas visam sempre colmatar possíveis dificuldades e tornar exequíveis aprendizagens mais significativas para as crianças, tendo sempre em consideração a individualidade de cada uma delas. Este relatório contem também princípios/métodos que o profissional de educação deve ter em conta para se orientar e melhorar a sua práxis, e ainda a importância que outros intervenientes podem ter na vida escolar das crianças. Em suma, este relatório representa o culminar de uma etapa muito importante na minha vida, e o início de outra muito desafiante e que espero atingir com sucesso.
In this report, are present the methodological and theoretical assumptions that supported all my pedagogical practice developed in the Nursery "The Sunflower", more precisely in the valence Nursery, and Primary School in the 1st cycle with Preschool of Camacha with a 2nd class year. It presents two problems encountered in stage of context, as well the strategies aimed clogging them. The problem that I found on the Nursery is related with a difficult child adaptation, and in the 1st cycle with behavior and attention problems of the class in general. Confers methodologies that enrich the teacher's action, perfecting it in order to achieve the aims of education. Focuses on reflective practice, adaptive education, research-action and cooperative learning. These aim to always overcome possible difficulties and make feasible more meaningful learning for children, taking into account the individuality of each. This report also contains principles / methods that the education provider should take into account to guide and improve their practice, and also the importance that other stakeholders may have in the school life of children. In short, this report represents the culmination of a very important stage in my life, and the beginning of another very challenging and I hope successfully achieve.

Description

Keywords

Educação Prática reflexiva Diferenciação pedagógica Investigação-ação Aprendizagem cooperativa Práxis Education Reflective practice Pedagogic differentiation Action research Cooperative learning Praxis Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico . Faculdade de Ciências Sociais

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License