Repository logo
 
Publication

Háptico, corpo e paisagem em três filmes chave do cinema português

dc.contributor.authorCastello Branco, Patrícia Silveirinha
dc.date.accessioned2021-08-09T14:24:13Z
dc.date.available2021-08-09T14:24:13Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste texto pretendo desenvolver o conceito de visualidade háptica, a partir de três filmes chave da história do cinema português: A Dança dos Paroxismos (Jorge Brum do Canto, 1929), Mudar de Vida (Paulo Rocha, 1966) e A Zona (Sandro Aguilar, 2008). Iniciarei com uma introdução ao conceito de háptico, tal como foi originalmente concebido por Alois Riegl. Daqui partirei para um estudo concreto das obras acima referidas, começando por A Dança dos Paroxismos de Brum do Canto. Procurarei examinar a relação ímpar que Brum do Canto estabelece entre a visualidade háptica e a subversão da paisagem rural portuguesa. Continuarei com uma análise de Mudar de Vida de Paulo Rocha, à luz daquilo que considero um dos elementos estéticos principais da obra: a construção de um espaço que vive da constante passagem de relações físicas com a realidade, para relações emocionais e sociais. Terminarei com uma exploração do filme A Zona de Sandro Aguilar, atentando à forma como esta obra incorpora e desenvolve práticas que encerram uma visualidade háptica que aqui irei, mais uma vez, desenvolver.pt_PT
dc.description.abstractIn this essay I will try and develop the concept of haptic visuality, departing from three important films of the history of Portuguese Cinema: The Dance of the Paroxysms (Jorge Brum do Canto, 1929), Change of Life (Paulo Rocha, 1967) and Uprise (Sandro Aguilar, 2008). I will begin with an introduction to the concept of haptics, as Alois Riegl originally conceived it. Next, I will engage in a specific analysis of the above films, starting with Brum do Canto’s The Dance of the Paroxysms. I will try and examine the unique relationship Brum do Canto establishes between haptic visuality and the subversion of Portuguese rural landscape. I will proceed with an analysis of Paulo Rocha’s Mudar de Vida, focusing on what I consider to be the main aesthetic element of the work: the composition of a space that dwells in a continuous passage between physical relations with reality and emotional and social ones. I will conclude with a brief examination of Sandro Aguilar's The Zone, trying to assess how this film incorporates practices typically denoted as haptic, a concept that I will once again try and develop.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.34640/universidademadeira2019castellobrancopt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/3601
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherUniversidade da Madeirapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectVisualidade hápticapt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectPaisagempt_PT
dc.subjectCinema portuguêspt_PT
dc.subjectHaptic visualitypt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectLandscapept_PT
dc.subjectPortuguese cinemapt_PT
dc.subject.pt_PT
dc.subjectFaculdade de Artes e Humanidadespt_PT
dc.titleHáptico, corpo e paisagem em três filmes chave do cinema portuguêspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFunchal, Madeira (Portugal)pt_PT
oaire.citation.endPage12pt_PT
oaire.citation.startPage2pt_PT
oaire.citation.titleCinema & Território: Revista Internacional de Arte e Antropologia das Imagenspt_PT
oaire.citation.volume4pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Háptico, Corpo e Paisagem em três filmes chave do cinema português.pdf
Size:
120.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format