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Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro
dc.contributor.advisor | Gouveia, Élvio Rúbio Quintal | |
dc.contributor.author | Freitas, Marco Willy Pires | |
dc.date.accessioned | 2013-06-13T16:00:44Z | |
dc.date.available | 2013-06-13T16:00:44Z | |
dc.date.issued | 2013-06-13 | |
dc.date.submitted | 2012 | |
dc.description.abstract | O presente relatório de estágio tem por objetivos, descrever e refletir, de forma clara e objetiva, as atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico (EP) no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Educação Física nos ensinos Básico e Secundário da Universidade da Madeira. O EP foi realizado na Escola dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro no ano letivo de 2011/2012. Este documento circunscreve as quatro áreas de intervenção expressas nas linhas programáticas do EP: a prática letiva, as atividades de integração do meio, atividade de intervenção da comunidade educativa e as atividades de natureza científico-pedagógica. Para cada uma destas áreas, foram definidos os objetivos, as metodologias, as dificuldades e todas as reflexões inerentes à sua implementação. A prática letiva, que compreende o planeamento, a realização, a avaliação reformulação e assistência a aulas, foi uma área de intervenção cujo investimento foi superior, dada a sua importância na nossa formação profissional. As atividades de integração no meio (atividades no âmbito da direção de turma e ação de extensão curricular) ajudaram a perceber o papel efetivo do professor numa escola. Estas atividades permitem ainda, que o professor estude as turmas que leciona, obtendo informações essenciais ao planeamento e estruturação do processo ensino-aprendizagem, assim como na conceção das atividades extracurriculares. A atividade de intervenção na comunidade escolar, direcionada para toda a comunidade educativa, procurou sobretudo, criar um contexto favorecedor da prática de atividade física e combater assim os estilos de vida cada vez mais sedentários da nossa sociedade. Finalmente, as atividades científico-pedagógicas procuraram o debate de ideias concretas sobre as metodologias de ensino dos jogos desportivos. O processo de EP afigurou-se como uma das maiores experiências formativas na passagem a professor, pois é o momento para colocar à prova o desenvolvimento das competências profissionais adquiridas ao longo de uma formação académica. | por |
dc.description.sponsorship | Universidade da Madeira | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.13/407 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Estágio pedagógico | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Escola | por |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | por |
dc.subject | Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário | por |
dc.subject | . | por |
dc.subject | Centro de Ciências Sociais | |
dc.title | Relatório de estágio de educação física realizado na Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Eduardo Brazão de Castro | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.discipline | Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário | por |
thesis.degree.level | Mestre | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino de Educação Física nos ensinos Básico e Secundário | por |