Repository logo
 
Publication

Avaliação da eficácia do modelo bilingue na educação dos alunos surdos

dc.contributor.advisorPocinho, Margarida Maria Ferreira Diogo Dias
dc.contributor.authorMonteiro, Ana Isabel Mota Barreira Sepúlveda
dc.date.accessioned2013-07-10T13:42:43Z
dc.date.available2013-07-10T13:42:43Z
dc.date.issued2013-07-10
dc.date.submitted2012
dc.description.abstractCom esta investigação procurámos aprofundar o conhecimento sobre a eficácia do modelo bilingue na educação dos alunos surdos. Foram inquiridos 84 alunos (surdos e ouvintes), os seus pais e entrevistados 12 intervenientes no processo educativo das crianças surdas, que frequentam as escolas de referência de educação bilingue para alunos surdos (EREBAS) do Funchal, nomeadamente, tutela, órgãos de gestão, professores surdos e ouvintes, do ensino regular e especial e psicólogo. Numa primeira fase foram utilizados dois questionários de opinião nas três EREBAS, desde o 1º ciclo ao secundário, sendo um questionário destinado, primeiramente, aos alunos surdos e ouvintes e outro, posteriormente, aos seus pais. O propósito seria conhecer a opinião que estes sujeitos tinham das escolas, das relações entre surdos e ouvintes e da língua gestual portuguesa (LGP). Num segundo momento, foram aplicadas provas psicológicas ao grupo de alunos surdos e ao de ouvintes, separadamente. A avaliação dos níveis de inteligência geral e verbal foi correlacionada com a média académica, sendo posteriormente comparados os grupos de alunos surdos com os ouvintes. A terceira e última etapa reportam-se às entrevistas aos agentes educativos tangentes ao processo de implementação do modelo bilingue. Os resultados obtidos comprovaram que a implementação do modelo bilingue promove o sucesso educativo dos alunos surdos e que existe diferenciação nos resultados dos alunos em função do modelo de intervenção educativa, pelo que, a escola de referência se constitui determinante na opção dos pais.por
dc.description.sponsorshipUniversidade da Madeirapor
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.13/435
dc.language.isoporpor
dc.subjectAlunos surdospor
dc.subjectLíngua gestualpor
dc.subjectLíngua maternapor
dc.subjectSegunda línguapor
dc.subjectModelo bilinguepor
dc.subjectMadeira (Portugal)por
dc.subject.por
dc.subjectCentro de Artes e Humanidadespor
dc.titleAvaliação da eficácia do modelo bilingue na educação dos alunos surdospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplinePsicologia da Educaçãopor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Psicologia da Educaçãopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
MestradoAnaMonteiro.pdf
Size:
1.55 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: